Rul
Notícia publicada em 04/01/2021 às 10:05 | Notícias
Rondônia 39 anos: veja o perfil dos governadores do Estado de 1982 a 2021

 

 

Jerônimo Santana, 3º governador de Rondônia

O fluxo migratório quase incontrolável rumo à Amazônia Brasileira acelerou a instalação do Estado de Rondônia. Quatro décadas depois da chamada Marcha para o Oeste, a ocupação da nova fronteira agrícola brasileira vacinou contra a febre amarela todos aqueles que desembarcavam no Centro de Triagem de Migrantes em Vilhena, a 704 quilômetros de Porto Velho.

 

Clique aqui e siga o Portal Rul no Instagram 

 

O Estado criado pela Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981, tendo Porto Velho escolhida como Capital, está inteirando 39 anos nesta segunda-feira (4) e já teve 11 governadores antes do atual, coronel Marcos Rocha. Confira abaixo o perfil de cada um. 

 

JORGE TEIXEIRA


Último governador nomeado do Território Federal de Rondônia, Jorge Teixeira de Oliveira. Foi também designado por decreto presidencial assinado pelo presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, para ser o primeiro governador do novo Estado. Permaneceu no cargo de 4 de janeiro de 1982 a 10 de maio de 1985.

 

JANILENE VASCONCELOS


Durante 42 dias, o Estado de Rondônia foi interinamente governado por uma mulher, Janilene Vasconcelos de Melo, primeira e única na história até então. Nesse período aquecido pela campanha por eleições diretas no País, ela deu prioridade a solucionar problemas técnicos. Paraibana, advogada, contadora e administradora de empresas, ela era secretária de planejamento quando assumiu o cargo em três de janeiro de 1984, por decreto assinado pelo João Figueiredo, a pedido do governador, coronel Jorge Teixeira de Oliveira (PDS).

 

 ÂNGELO ANGELIM


Segundo governador, o professor Ângelo Angelim (MDB) exerceu o mandato denominado “tampão”, de 10 de maio de 1985, quando Teixeirão deixou o cargo, até 15 de março de 1987. Tampão, porque administrou o Estado no período entre a saída do último governador (ainda nomeado pelo presidente da República) e a eleição de Jerônimo Santana em 1986. Dedicou-se em seguida ao ramo cerealista. A indicação resultou de um consenso entre o PMDB e a Frente Liberal: “O nome de Angelim obteve aprovação do Senado Federal, embora tenha encontrado resistência de parlamentares (Amir Lando e Amizael Silva) que pretendiam o cargo, e de adversários políticos, entre eles o senador Odacir Soares (PDS)”, lembra o jornalista Lúcio Albuquerque.
 

JERÔNIMO SANTANA


O terceiro governador foi Jerônimo Santana  (PMDB), eleito em 1986, depois de ter sido prefeito de Porto Velho. Exerceu o mandato partir de 15 de março de 1987, até 15 de março de 1991.  Na Câmara dos Deputados, ele foi autor de projetos elevando Rondônia a Estado, porém, todos foram rejeitados. Depois do mandato de governador, quis voltar a Câmara, mas não conseguiu eleger-se.

 

OSWALDO PIANA FILHO


O médico Oswaldo Piana (PTR), primeiro legítimo “filho da terra”, governou Rondônia de 15 de março de 1991 a 1º de janeiro de 1995. Não disputou mais eleições.

 

VALDIR RAUPP


Ex-diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia, o catarinense Valdir Raupp (MDB) governou de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 1999. Incentivou o projeto de saída para os portos do Oceano Pacífico. Foi depois senador da República por dois mandatos.

 

JOSÉ BIANCO


O paranaense José de Abreu Bianco (PFL), exerceu o mandato de 1º de março de 1999 a 1º de janeiro de 2003. Fez reforma tributária e readequou o funcionalismo. Foi também senador. Depois do mandato, tentou uma vaga na Câmara Federal e não se elegeu.

 

IVO CASSOL


Ivo Cassol (PPS), catarinense, entrou em 1º de janeiro de 2003 e saiu em 31 de março de 2010. Apoiou a agricultura. Foi também senador da República. Seu vice, João Cahulla (PR), também exerceu uma parte do mandato, de 31 de março de 2010 a 1º de janeiro de 2011.


JOÃO CAHULA


Em 2006, João Cahulla foi eleito vice-governador, e em 31 de março de 2010, com a renúncia de Ivo Cassol, assumiu a vaga de governador.

 

CONFÚCIO MOURA

 
O goiano Confúcio Moura governou de 1º de janeiro de 2011 a 5 de abril de 2018. Hoje é senador da República. Criou projetos educacionais, de floresta plantada, e incentivou a piscicultura, ao mesmo tempo em que fortaleceu a Secretaria da Agricultura e o bloco de governadores da Amazônia.

 

DANIEL PEREIRA 


O paranaense Daniel Pereira (PSB) teve oito meses de mandato, de 6 de abril de 2018 a 31 de dezembro de 2018. Deu início ao planejamento da regularização fundiária. Ele é o atual coordenador regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

MARCOS ROCHA

Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar, o atual governador, Marcos Rocha, foi eleito pelo PSL em 2018, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 2019. Na segunda quinzena de dezembro de 2020, ele recebeu o título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, concedido pela Assembleia Legislativa, em reconhecimento aos serviços públicos e trabalho já executados. Ele já foi diretor do Colégio Tiradentes, secretário municipal de educação de Porto Velho, secretário Estadual de Justiça, além de ter sólida carreira na PM.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia