Rul
Notícia publicada em 12/11/2019 às 14:58 | Saúde
Em Ji-Paraná, homens são convocados para cuidar da saúde

 

 

Todas as unidades básicas de saúde da Prefeitura de Ji-Paraná oferecem serviços para que os homens cuidem da saúde durante todo o ano. Mas neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está intensificando as ações para motivar os homens a fazer exames preventivos. A mobilização faz parte da Campanha Nacional Novembro Azul.

 

Na manhã desta terça-feira (12), o secretário municipal de saúde, Rafael Papa, acompanhado da coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar, visitou o Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT). Eles entregaram uma camiseta da campanha, como forma de incentivo para que os homens do município cuidem preventivamente da saúde.

 

O prefeito apoiou a campanha e reforçou o convite para que os homens compareçam a uma Unidade Básica de Saúde. “Estamos mobilizados neste mês, pois é dedicado a saúde do homem e ao combate ao câncer de próstata, mas todo dia, o ano inteiro é tempo de se cuidar”, reforçou.

 

O secretário de saúde, Rafael Papa, ressaltou que todas as unidades de saúde atendem das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. “Até quinta-feira estamos atendendo os homens sem agendamento. Depois basta ir até uma UBS ou ligar para marcar um horário. É possível fazer um esforço e tirar um tempinho e cuidar da saúde”, disse o secretário.

 

A coordenadora Marlene Alencar lembra que no último sábado todas as unidades abriram as portas para atender exclusivamente os homens. “Nossas unidades atenderam cerca de 500 homens oferecendo serviços como atendimento médico, exames de toque (se for necessário), pedidos de exames de PSA (que identifica alteração na próstata), glicemia capilar, aferição da pressão arterial, palestras educativas e o teste rápido para identificar HIV, Hepatite B e C e sífilis. Vamos continuar atendendo sem agendamento até quinta-feira, mas durante todo o ano os serviços são oferecidos, basta agendar”, salientou.

 

O objetivo principal da Campanha Novembro Azul é que o homem previna contra o câncer de próstata. “Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o que mais mata os homens no Brasil. É algo muito sério. Mas orientamos os homens a prestar atenção na saúde de maneira geral. Evite fatores de risco como cigarro, bebida alcoólica e tenha alimentação saudável e pratique atividade física” finalizou Marlene Alencar.

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia