Rul
Not�cia publicada em 20/09/2021 �s 09:44 | Saúde
Dia Internacional do Farmacêutico no passado, no futuro e para sempre - por Lincoln Oliveira

 

 

*Por Lincoln F Oliveira
Farmacêutico-Bioquímico / Jornalista 

 

Ainda consigo lembrar daquela manhã quente de outubro de 2001 quando li completamente a primeira bula de medicamento, confesso que não entendi praticamente nada! Vários termos técnicos e palavras complicadas para um adolescente que iria completar 14 anos e que só fariam sentido muitos anos mais tarde, contudo ao ler a bula de Anador®, despertou em mim uma sede por conhecimento, que mesmo hoje, 20 anos depois, cresce continuamente.

 

Eu tive uma oportunidade singular, minha mãe ensinou a sua melhor amiga a trabalhar em farmácia, em uma época onde as seringas eram de vidro, e anos depois quando dona Marly comprou a sua farmácia, minha mãe sabiamente cobrou o favor, pedindo que ela deixasse eu passar algumas horas que tinha livre na farmácia. Entre o horário da escola e as aulas de piano, ainda eu tinha algum tempo livre, e minha mãe, sabiamente, tentou preenche-los completamente!

 

Foi paixão à segunda vista! Estaria mentindo se dissesse que no início achei um máximo varrer o chão e espanar a poeira dos produtos! Mas observar as pessoas serem atendidas, e ver a satisfação em seus rostos por irem para casa com com os medicamentos que ali foram dispensados iriam auxiliar em seu processo de melhora, isso não tinha preço.

 

O desejo de me tornar um balconista conhecido e reconhecido me fazia devorar toda informação de farmácia que eu conseguia ter acesso, e tudo isso foi intensificado quando participei do meu primeiro curso de atualização em 2002, ofertado pela E M S, uma indústria farmacêutica.

 

 

Depois deste certificado, não tive dúvidas que eu estava no ramo certo! Atuar no varejo farmacêutico, é mais do que um trabalho, é você ser um profissional universal, é ser um bom ouvinte e ao mesmo tempo ser um excelente comunicador, é estar atento às reais necessidades do cliente, é saber contornar as inúmeras objeções que aparecem no decorrer do processo do atendimento.

 

 

O esforço e dedicação foram reconhecidos, e com 16 anos fui registrado e reconhecido como o balconista de farmácia mais novo de Ji-Paraná/RO.

 

A paixão a segunda vista foi tão forte que, após concluir o ensino médio, prestei vestibular para Farmácia e Bioquímica para FACIMED em CACOAL/RO. Após sair a lista dos aprovados, tive o primeiro impasse, como eu conseguiria conciliar o trabalho e os estudos?

 

O jeito foi trabalhar meio período e ir e voltar todos os dias de Cacoal. Foram 5 anos de muito esforço e dedicação, mas valeram a pena!

 

Se eu pudesse voltar no tempo, escolheria outra faculdade? Absolutamente NÃO! Farmácia é uma área enorme, completa e complexa! Cheia de desafios, mas também repleta de OPORTUNIDADES!

 

Após me formar, passei por várias áreas da profissão farmacêutica, dentre elas, farmácia hospitalar, análises clínicas, farmácia básica, como servidor público, em processos seletivos ou como concursado, mas minha paixão sempre foi o varejo farmacêutico, e assim como no filme do “ The GodFather”, protagonizado por Al Pacino, a frase épica que ele diz “ Toda vez que penso que estou fora, eles me puxam de volta”

 

Após experimentar algumas das áreas que a profissão farmacêutica possui, e digo, são mais de 70 áreas de atuação! Resolvi empreender em uma área que tinha pouquíssimos especialistas na época, ´me especializei em “Burocracia Farmacêutica”! Pensa em um negócio complexo e complicado! Mas quando existe uma área que poucos gostam, a chance de você se destacar é maior! No inicio nada é fácil, mas com persistência, determinação , planejamento e força de vontade para fazer dar certo, os resultados aparecem!

 

Como resultado do trabalho fui agraciado pela moção de aplausos na Câmara de vereadores de JI-PARANA:

 

 

Como farmacêutico empreendedor eu sabia que estava na direção certa, só não estava satisfeito com a velocidade, mas te digo querido leitor, mais importante do que a velocidade é a direção certa! Não adianta colocar 150 km/hora no carro indo pra presidente Médici se o seu destino é Porto Velho, não é verdade?

 

Com esse impulso positivo, fui cavar oportunidades para minha empresa, e depois de um tempo consegui fechar um contrato de parceria com uma grande desenvolvedora de Software especializada em varejo farmacêutico, e através desse networking, consegui trazer para Rondônia uma Rede de Associativismo de Minas Gerais, com intuito de ajudar os pequenos e médios empresários de todo Estado de Rondônia!

Muitos poderiam parar por aí, mas tenho comigo que devemos ser agradecidos sempre, mas se dar por satisfeito, JAMAIS!

 

Procurei ser caprichoso como consultor de expansão dessa rede de associativismo, sabe qual foi o resultado?

Lembrar do primeiro treinamento que tive como balconista? Lembra do nome da indústria?

Pois é, ela atualmente só é a MAIOR indústria do BRASIL e 3ª maior da América Latina!!

 

Me fizeram uma proposta IRRECUSÁVEL!

 

E nesse dia 05/09 completou 5 anos que faço parte da família E M S GENÉRICOS!

 

Então nesse dia 25 de setembro, dia INTERNACIONAL dos FARMACÊUTICOS, como Farmacêutico graduado e inscrito no CRF RO, venho te dizer que SONHOS SE REALIZAM !

 


Acredite em você mesmo, trace planos, tenha metas de pequeno, curto e longo prazos!
 

Problemas sempre irão aparecer, mas desenvolva RESILIÊNCIA e acima de qualquer coisa, procure uma ÁREA que você AME ATUAR!

Eu sou apaixonado pelo varejo farmacêutico, adoro assuntos regulatórios e AMO VENDER!!

 

Olhe pra dentro de você, conheça-te a ti mesmo, que o universo se abrirá pra você!

 

E me deixo a disposição pra te ajudar no que eu puder, pois uma das coisas que também gosto de fazer é: DESENVOLVER PESSOAS e GERAR RESULTADOS!

 

Que Deus continue abençoando e protegendo a NAÇÃO FARMACÊUTICA!

 

TENHA UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO

 

Atenciosamente
Lincoln F Oliveira

 

Você, balconista, nos ajudou ontem, nos ajudará amanhã, e ajudarão sempre! E sobre HOJE? 
 

O hoje, em nome de todos da indústria, varejo, distribuição e logística farmacêutica, receba o nosso singelo: MUITO OBRIGADO!
 

A esses guerreiros e guerreiras estendo o meu saudoso e caloroso MUITO OBRIGADO, e que tenham um feliz dia dos balconistas nesse dia 30 de outubro, são os votos de um emérito balconista, Lincoln Oliveira.

 


Lincoln F Oliveira
Farmacêutico-Bioquímico 
Jornalista 
Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental
MBA Gestão Estratégica de Marketing
Consultor de demanda Sênior da E M S Genéricos

 

Clique aqui e siga Lincoln Oliveira no Instagram

Clique aqui e siga Lincoln Oliveira no Facebook 

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia