Rul
Notícia publicada em 16/03/2020 às 14:05 | Agronegócio
1° Encontro Agro Mulheres de Rondônia marca uma nova etapa para o movimento

 

 

Evento reuniu mais de 150 mulheres de todas as regiões de Rondônia e das mais diversas áreas do Agro

*Por Renata Silva
Voluntária Agro Mulheres Rondônia

 

"Se você quer ser um agente de transformação, a voz das mulheres do agro de Rondônia onde estiver, defendendo seu espaço, promovendo o acesso ao conhecimento e a equidade, então, este movimento é pra você!" Assim começou o 1° Café com conteúdo realizado pelo Agro Mulheres Rondônia com apoio de parceiros.

 

Momento histórico para o estado, que reuniu mais de 150 mulheres de todas as regiões de Rondônia e das mais diversas cadeias que compõe o agro, no campo e na cidade.

 

 

Elas não pouparam esforços para se deslocar até mais de 500 quilômetros, muitas delas, para participar desse encontro que promoveu o conhecimento, trocas de experiências e integração.

 

 

 

Produtoras rurais de grande, médio e pequeno porte, indígena, empresárias, microempreendedoras, advogadas, administradoras, pesquisadoras, extensionistas rurais, comunicadoras, agentes de vendas e comércio são alguns dos exemplos da diversidade que se fez presente no evento.

 

Apesar de atuarem em diferentes atividades, classes sociais, cores e culturas,  pontos muito importantes unem todas elas: o fato de serem mulheres e assumirem os mais diversos papéis ao longo do dia; independente de onde atuem, sofrem ainda preconceitos; precisam lutar por seus direitos; e todas tem o vínculo fortes com o mundo agro. "Estamos juntas por mais acesso ao conhecimento, por equidade e reconhecimento do nosso trabalho, para nos inspirar e nos fortalecermos na caminhada", destacou Beatriz Rosa, uma das idealizadoras do Movimento.

 

 

Assuntos como gestão, sucessão familiar, protagonismo feminino e casos de sucesso no agronegócio do estado foram foco do evento, que eestabeleceu uma grande rede de relacionamento que irá promover oportunidades, gerar conhecimento e novas ações em Rondônia.

 

PARCEIROS

 

Este evento foi uma realização do Movimento Agro Mulheres Rondônia e contou com a parceria da Rovema Agronegócios, Rical, Bayer, Laboratório Solo Mais, Amaggi, Aprosoja, Agropecuária Espírito Santo, Boasafra e TRR Ariquemes Transportes. Contou também com o apoio da Embrapa Rondônia e SENAR Rondônia.

 

 

MOVIMENTO AGRO MULHERES RONDÔNIA

 

É uma rede formada por voluntárias que estão envolvidas em toda a cadeia do agro no estado. Conectam estas mulheres para promover trocas de experiências e conhecimento; para inspirar; gerar oportunidades; fortalecer a atuação por meio de treinamentos, aprendizados e informações; quebrar barreiras; buscar a equidade e o reconhecimento; dar visibilidade à atuação das mulheres e representá-las nas mais diferentes instâncias. São agentes da mudança. Cada integrante deste movimento, onde estiver, é agente de transformação, sendo a voz em defesa das mulheres do agro em Rondônia.

 

 

Surgiu em 2019, com a contadora que atua diretamente com o universo agro, Beatriz Rosa, e a produtora rural, Antonielly Rottoli. Unidas pelas dificuldades enfrentadas por atuarem em áreas ocupadas prioritariamente por homens, elas buscaram forças para seguirem seus sonhos e ajudarem outras mulheres a também serem protagonistas de suas histórias. Elas perceberam que era possível transformar essa realidade unindo forças.

 

 

Este esforço integra hoje mais de mil mulheres nas redes sociais do Agro Mulheres Rondônia, especificamente no Instagram e grupo do WhatsApp, em que mulheres de todas as regiões do estado e das mais diversas cadeias ligadas ao agro, a força pujante deste País.

 

DIRETRIZES DO MOVIMENTO

 

- Sem fins lucrativos

- Conduzido por voluntárias

- Sem vínculos políticos ou partidários

- Sem vínculos institucionais ou com empresas privadas

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia