
*Por G1 RO
Uma operação para retirar supostos invasores da Reserva Extrativista Aquariquara, na região de Machadinho D'Oeste (RO) foi realizada na segunda-feira (21). Armadilhas e "técnicas de guerrilha" foram usadas para impedir a chegada dos agentes da Polícia Ambiental e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
A operação começou após denúncias que invasores estariam acampados desde o último domingo (20) no limite da reserva, se preparando para a invasão. Agentes que já estavam em fiscalização ambiental e monitoramento próximo ao local se dirigiram até a área da denúncia.
Conforme relatos policiais, ao se aproximarem eles foram surpreendidos por "técnicas de guerrilha" utilizadas pelos invasores, fogos de artifício e apetrechos de aço com ponta perfurante nas vias de acesso para furar os pneus das viaturas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/8/uVJVSmQXWCTGGLIYJTTQ/pneu-furado.jpeg)
Momentos depois, os agentes afirmam que um grupo com aproximadamente 50 pessoas armadas com foices e facões, veio ao encontro das guarnições.
Testemunhas declararam que estava prevista a chegada de cerca de 60 pessoas no dia seguinte para também entrarem na unidade de conservação.
A Sedam informou que após extensos diálogos, o grupo saiu do local de forma pacifica. Uma reunião foi marcada entre a Sedam, Incra e os supostos invasores para a quarta-feira (23).
A Resex Aquariquara
Situada em Machadinho D'Oeste, a reserva possui uma área de cerca de 18 mil hectares, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).
O território é protegido para a conservação do meio ambiente e da cultura das populações residentes. A área é considerada de grande importância por manter e preservar os biomas e ecossistemas da Amazônia, como: Floresta Ombrófila Aberta Submontana, Floresta Ombrófila Densa Aluvial e Formações Aluviais Pioneiras Herbáceas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/7/v/IYkbBPTra5BjcVYHyRbQ/placa-resex.jpeg)
Patrocinadores do Portal Rul