Rul
Not�cia publicada em 17/04/2020 �s 11:28 | Curiosidades
Veja incríveis relatos de pioneiros quando chegaram a Rondônia
Portal Rul publica série de reportagens sobre a história de RO

 

 

Em 1974, essa família aguardava para embarcar rumo a Rondônia

*Por Hudson Calandrelli 

 

O Portal Rul de Notícias está publicando uma série de reportagens envolvendo fatos históricos de Rondônia.

 

Clique aqui e siga o Portal Rul no Instagram

 

Através da página do Rul no Facebook, o jornal recebeu diversos depoimentos de pioneiros que desembarcaram no Estado nas décadas de 60, 70 e 80. 

 

Os relatos são incríveis, confira abaixo. 

 

"Eu e minha família chegamos em Rondônia dia 18/12/1971. Meu pai veio um pouco antes em 1970. Chegamos depois de 7 dias na estrada de Campo Grande à Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná". (Emília Rodriguez Brôndolo)

 

"Viemos de Dourados-MS. Saímos de lá dia 12 de outubro, viemos direto em 4 famílias com crianças, cachorros, 1 cavalo, 1 fusca, tudo isso num pau de arara. As paradas eram só para fazer almoço. Chegamos em Presidente Médici dia 02 de novembro. Ufaaaa, Graças a Deus aqui estamos até hoje". (Julia Reis Santiago)

 

"Cheguei com 4 aninhos hoje tenho cinquenta e dois graças a Deus cresci aqui e criei meus filhos todos aqui com muito orgulho em minha Ji-Paraná querida". (Maria Fatima).

 

"Eu vim de Glória de Dourados no Mato Grosso do Sul em 1985 para Cujubim Rondônia. Estou até hoje, amo Rondônia, amo meu município". (Raimundo Pereira Saraiva)

 

 


Uma das inúmeras famílias que embarcaram rumo ao novo território de Rondônia, os primeiros efeitos da colonização em nossas terras, fruto da nova rodovia construída na época. O registro data de 1974

 

"Eu vim do Paraná para Ji-Paraná antiga Vila de Rondônia em 1975 eu tinha 9 anos". (Manoel Costa Ribeiro)

 

"Em 1979 vim pela primeira vez até até Vilhena e depois vinha todos os anos trabalhando junto com meu pai motorista de caminhão até que em abril de 83 vinhemos tdos pra Ouro Preto do Oeste, lugar abençoado por Deus". (Nilton Barboza)

 

​"Nós viemos de pau de arara em 1977, de Mendes Pimentel-MG a Cacoal. Foram 10 dias de viagem, parando em rios para fazer almoço e tomar banho. Era uma farra só e as hitórias de baixo daquelas lonas nossa... Tempo que não volta mais". (Alessandro Rodrigues)

 


Assista a história da família Silva de Alta Floresta do Oeste, destemidos pioneiros de Rondônia

 

"Eu vim do Piauí para Porto Velho em 84, estou até hoje! Amo esta terra". (Rita Nascimento)

 

"Mudamos para Rondônia em Riozinho em 1972, eu tinha 5 anos. Meu Deus que sofrimento, era só índio e florestas como era lindo". (Hugo Carlos de Souza)

 

"Participei dessa aventura, tinha 4 anos na época, viemos do Paraná para Rondônia em um caminhão pau de arara". (Lucineia Jlebovich de Paulo) 

 


Caminhão pau de arara chegando em Cacoal nos anos 70

 

"Estado maravilhoso, viemos do Paraná para Rondônia em 1983. Eu tinha 3 anos de idade e hoje sou rondoniense de coração, amo Ji-Paraná". (Rosilene Lena)

 

Viemos de Diamantino Mato Grosso em 79, foram três dias de Cuiabá até aqui em Vila de Rondônia, era só Areia essa BR. (Gelson Nascimento)

 

"Em 1978 chegamos em Pimenta Bueno. Pouquíssimas casas e os índios pelados andando pelas ruas. Hoje já não moro mais em Rondônia, mas passei parte da minha adolescência em Pimenta Bueno. Em 1987 me mudei para o Paraná onde estou até hoje". (Eunice Mendes)

 

"Eu vim de Fátima do Sul com minha família em 73". (Elizabeth Alves)

 

"Eu vim de Deodápolis Mato Grosso do Sul em 1973 para Vila de Rondônia". (Fátima Basto da Silva)

 


Estrada que os colonizadores de Rondônia enfrentavam na BR-364 nos anos 60 e 70 

 

"Eu saí de Campina da Lagoa-PR em 1969 com 10 anos de idade, vim de pau de arara para Rondônia". (Nilson Ferreira)

 

"Eu cheguei a Rondônia em janeiro de 1982. Foram 12 dias de viagem de Cuiabá a Cacoal pela Eucatur, Andorinha e mais um monte de empresas que faziam este trajeto. Acho que mais andei a pé do que de ônibus". (Jorge Murer)


"Chegamos a Rondônia em 1973 de pau de arara saindo de Dourados no Mato Grosso do Sul rumo a Vila Rondônia hoje Ji-Paraná". (Osvaldo Miguel Barros)

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia