Rul
Notícia publicada em 29/04/2020 às 11:44 | Agronegócio
Campo Experimental de Girassol da Embrapa Rondônia é referência no Brasil
Plantação fica localizada em Vilhena no sul do estado

 

 

Fotos: Bruno Lemos / Embrapa Rondônia

O Agro não para e a Embrapa também não! Um dos principais pontos de trabalhos do Programa de Melhoramento de Girassol do País está no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, em Vilhena no sul do Estado. 

 

Clique aqui e siga o Portal Rul no Instagram

 

Segundo o site de conteúdo Infoescola, um dos principais motivos para o cultivo do girassol no mundo é devido à excelente qualidade do óleo comestível que se extrai de sua semente. O óleo de girassol é muito apreciado, pois ajuda a combater o colesterol mantendo as artérias desobstruídas. É considerado uma das melhores gorduras alimentares.

 

O girassol é uma cultura de ampla capacidade de adaptação às diversas condições de latitude, longitude e fotoperíodo. Nos últimos anos, vem se apresentando como opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos, principalmente após a soja na região Centro-Oeste. A maior tolerância à seca, a menor incidência de pragas e de doenças, além da ciclagem de nutrientes, principalmente potássio, são alguns dos fatores que têm possibilitado sua expansão e consolidação como cultura técnica e economicamente viável nos sistemas de produção.

 

A maior tolerância do girassol à seca é, principalmente, devida ao sistema radicular profundo que explora grande volume de solo e, consequentemente, absorve maior quantidade de água e nutrientes. Entretanto, o cultivo de girassol deve ser destinado às áreas que, preferencialmente, adotem práticas de manejo melhoradoras das características físicas do solo, pois o girassol é fisicamente sensível à compactação de solo e quimicamente à acidez.

 

Confira abaixo o vídeo e fotos

 

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia