Rul
Notícia publicada em 01/10/2019 às 13:52 | Saúde
III Jornada de Reumatologia de Rondônia acontece nos dias 25 e 26 de Outubro
O evento contará com profissionais de diversos estados do País

 

 

Por Hudson Calandrelli
Do Rul.com.br


A expectativa é muito grande para a III Jornada de Reumatologia de Rondônia que será realizada nos dias 25 e 26 de Outubro em Porto Velho. 

 

O evento será gratuito e aberto a médicos, estudantes de Medicina e também ao público leigo que deseja adquirir conhecimento sobre o tema.

 

Com carga horária de 8 horas, os participantes estarão pontuando 4 Caps através da Comissão Nacional de Acreditação (CNA)  

 

https://www.reumatologia.org.br/evento/iii-jornada-de-reumatologia-em-rondonia/

 

A jornada contará com profissionais de diversos estados do País e deverá atrair um grande público no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (local da jornada).  

 

Em entrevista ao Portal Rul, o vice-presidente da Sociedade Rondoniense de Reumatologia -  Dr. Liszt Jonney Silva dos Santos  falou sobre a realização do evento. 

 

Confira abaixo trechos da entrevista

 

Dr. Liszt, Rondônia recebe nos dias 25 e 26 de Outubro na capital Porto Velho, a III edição da Jornada de Reumatologia. O evento contará com vários palestrantes, entre eles o Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) – Professor e Dr. José Roberto Provenza de Campinas-SP. 

 

Fale ao Portal Rul.com.br sobre a expectativa dessa grande jornada em Rondônia?  

 

É uma programação de grande porte que figura como o evento oficial da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Para nós é uma grande satisfação contarmos com a presença do atual presidente da SBR, Professor Provenza bem como o presidente eleito Professor Ricardo Xavier de Porto Alegre e o anterior presidente professor George Christopoulos de Maceió - AL, ou seja, estamos conseguindo reunir nessa jornada a antiga, atual e futura gestão da diretoria executiva da SBR. Isso para nós é um orgulho, uma vez que se trata de um estado pequeno como de Rondônia com somente 8 especialistas no total e sendo nós uma sociedade pequena que tem somente 6 anos de fundação. Então o fato de conseguirmos agregar essas pessoas para nós é uma satisfação imensa abordando temas relevantes para a reumatologia a nível do estado de Rondônia e a nível Brasil. 

 


Dr. Gentil, Dr. Provenza e Dr. Liszt


São mais de 120 doenças reumáticas e nas palestras durante a jornada serão abordados diversos temas sobre a importância do tratamento eficaz dessas doenças e certamente o evento proporcionará dois dias de muito aprendizado e experiências incríveis aos participantes!  
 

Dr. Liszt , com todo o seu conhecimento -  o que o público presente pode esperar dessa grande jornada e quais os benefícios em prestigiar o aguardado evento? 

 

É um evento que vai abordar de maneira simples e precisa a terapia utilizada e as melhores formas de reconhecer os tipos de reumatismo que existem. São mais de 120 patologias diferentes. O público pode esperar uma diversidade de temas palestrados por pessoas de renome a nível nacional, figuras que constam nos anais da Reumatologia Brasileira com bastante prática clínica no manejo e tratamento das patologias. Então o público leigo e os colegas médicos terão a oportunidade de vivenciar palestras de pessoas renomadas que inclusive, escreveram capítulos sobre essas patologias em específico. 


Esse grande evento coincide com os 70 anos da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e também marcará o encerramento da atual gestão (2017-2019) da Sociedade Rondoniense de Reumatologia (SRR), que possui como presidente o Dr. Gentil Mauro Lima Filho de Vilhena e você como vice-presidente. 

 

Quais foram as principais ações implantadas pela atual diretoria nesses dois anos a frente da SRR?    

 

O evento fecha com chave de ouro a gestão do presidente Dr. Gentil Mauro Lima filho e também a minha gestão.  Iniciamos em janeiro de 2017 e estamos encerrando agora em dezembro de 2019. Foram 3 anos nesse último ciclo e podemos destacar enormes avanços para a reumatologias estadual entre elas, as mudanças no quesito obrigatoriedade de exames mensais que a Secretaria de Estado vinha obrigando os pacientes de uso de medicamentos de alto custo. Nós conseguimos reverter isso para exames trimestrais, ou seja o paciente só tem que aparecer de três e três meses no consultório de especialista ao invés de todos os meses, isso fez com que diminuísse os custos de exames laboratoriais que os pacientes estavam tendo. Também conseguimos fazer uma ação global no ano de 2018 contando com o apoio do Sesi e com a Rede Globo. Nesse evento tivemos a colaboração de 6 reumatologistas  durante o dia todo prescrevendo e diagnosticando patologias reumáticas durante a Ação Global de 2018 em parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Também conseguimos fazer em 2017 o dia da fibromialgia e esse dia foi muito legal! Ocorreu nas principais cidades de Rondônia (Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena). E agora para encerrarmos o mandato, estamos fazendo a III Jornada de Reumatologia de Rondônia que conta com essas figuras ilustres da Sociedade de Reumatologia Brasileira.

 


Dr. Gentil e Dr. Liszt


Dr. Liszt, para encerrar a entrevista, fale ao Portal Rul sobre a sua trajetória como Médico reumatologista e destaque os seus futuros projetos na profissão. 

 


Eu concluí a minha graduação como especialista em Reumatologia pela universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2008. A partir daí eu me dirigi ao estado de Roraima onde atuei como segundo tenente médico reumatologista do Exército Brasileiro e nesse momento entre 2008 a 2011 eu fui o único tenente médico especialista em reumatologia a serviço do Exército Brasileiro na região norte do Brasil.

Em 2011 fui aprovado em um concurso para médico perito do INSS em Rondônia e me mudei para o estado onde assumi o cargo em Rolim de Moura e permaneci no estado tendo aí a incumbência da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) de fundar a nossa regional. Então em 2013 fundamos a Sociedade Rondoniense de Reumatologia (SRR) sendo eu o primeiro presidente tendo o Dr. Gentil no momento como vice-presidente. Isso para nós foi uma satisfação muito grande de poder contribuir com os anais da reumatologia a nível brasileiro e estadual. A partir daí fizemos inúmeros trabalhos de conscientização de divulgação de reumatologia a nível estadual porque muitas pessoas não sabem o que o reumatologista faz.


Já no ano de 2016 iniciamos um novo projeto que foi o COPCORD – Community Oriented Program for Control of Rheumatic Diseases que mapeia doenças reumáticas entre indígenas e esse projeto foi agraciado no ano passado com o “prêmio International League of Associations for Rheumatology (ILAR) 2018. Trata-se da epidemiologia de doenças reumáticas em indígenas brasileiros. Esse foi um prêmio de grande visibilidade onde fui homenageado pela Assembleia Legislativa com o título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia por ter levado o estado a um título mundial a nível de pesquisa científica.


Então estou bastante satisfeito com o que Rondônia me proporcionou, sou muito grato ao estado. Nesse momento os meus planos para o futuro são a conclusão do mestrado que deve ocorrer em agosto de 2020 e o início do doutorado na Universidade Federal do Paraná, sempre tratando esse tema sobre a prevalência de doenças reumáticas entre indígenas, que trata-se de um estudo único e pioneiro.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia