Rul
Notícia publicada em 20/03/2018 às 12:00 | Saúde
Assinado termo de compromisso para implantação do curso de medicina em Ji-Paraná
Assinatura aconteceu hoje em Brasília

 

 

O Ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho, o Prefeito Jesualdo Pires (PSB) e o Secretário Municipal de Saúde Renato Fuverki, assinaram na manhã de hoje (20), em Brasília, o Termo de Compromisso para implantação do Curso de Graduação em Medicina para Ji-Paraná.

 

A solenidade realizada na Capital Federal contou com a presença dos senadores da república Acir Gurgacz (PDT) e Valdir Raupp (MDB), deputados federais Marcos Rogério (DEM) e Marinha Raupp (MDB) e dos vereadores de Ji-Paraná Lourenil Gomes (PTB) e Wellinton Fonseca (PR).

 

No Termo assinado, a Prefeitura de Ji-Paraná se compromete com o Governo Federal, a apoiar o processo de seleção da instituição que implantará o curso de medicina no município e garantir suporte técnico e infraestrutura.

 

Conforme o Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), a assinatura do acordo é um marco importante para toda a região central, uma vez que com a vida deste curso, o Hospital Municipal terá status de hospital universitário, melhorando e ampliando atendimento que é oferecido a população de cerca de 17  cidades da região central do Estado que buscam atendimento na cidade.

 

Ainda conforme o Prefeito Jesualdo, o próximo passo é a elaboração do edital que será publicado pelo MEC para a convocação das universidades interessadas a participarem do processo de seleção.

 

“Agora é definitivo. Esta é uma conquista que terá impactos positivos na saúde pública. Além de formar médicos para Rondônia, o curso fortalecerá nossas unidades por meio dos estágios e residências. É um marco na história do nosso município”, ressaltou o prefeito Jesualdo Pires.

 

O Secretário de Saúde Renato Fuverki, lembrou que a confirmação do Curso de Medicina é fruto do trabalho de todos os servidores da saúde municipal e também dos membros da bancada federal que auxiliaram a prefeitura em tudo o que foi possível.

 

Renato lembrou que a equipe de Regulação e Supervisão do Ministério da Educação realizou as vistorias técnicas em toda rede de saúde, no Pronto Socorro e no Hospital Municipal, sendo obtendo aprovação em todos os quesitos.  “O município recebeu avaliação satisfatória em todos os quesitos avaliados e, com isso, é um dos 19 municípios brasileiros selecionados e aprovados para implantação do Curso de Medicina. A Prefeitura de Ji-Paraná, conseguiu habilitar o município em todas as exigências”, concluiu Renato.

 

Jesualdo agradeceu todo o apoio recebido dos Senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp, e dos deputados Federais Marinha Raupp e Marcos Rogério e também a Câmara de Vereadores.  “Ji-Paraná tem avançado porque tem conseguido manter a união e o empenho político em prol da cidade. É uma conquista que tem a participação e esforços de todos, da bancada federal, dos vereadores e dos nossos servidores. Recebemos uma forte contribuição da bancada federal e, especialmente dos gestores administrativos que cuidam da saúde municipal. Esta conquista, mostra que estamos no caminho certo e comprova a boa estrutura física que temos em nossa cidade em todos os sentidos: em equipamentos, no Pronto Socorro, na quantidade de leitos disponíveis, equipe profissional capacitada e número suficiente de médicos para atender as necessidades exigidas para implantação deste curso de medicina”, finalizou.

.

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia