
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido, lançou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em formato totalmente digital. A iniciativa integra as primeiras ações da atual gestão voltadas à modernização dos serviços públicos e à ampliação das políticas de inclusão no município.
A carteirinha pode ser solicitada por meio de um aplicativo on-line, disponibilizado no link ciptea.ji-parana.ro.gov.br que permite o envio de documentos de forma simples e rápida. Todo o processo é digital, dispensando a necessidade de comparecimento presencial às repartições públicas.
Após o envio, a documentação passa por análise da Superintendência Municipal do Autismo, setor responsável pela criação e gestão do programa. A resposta é encaminhada diretamente ao solicitante via WhatsApp, e, após aprovação, a CIPTEA fica disponível em arquivo PDF e também dentro do próprio aplicativo, onde possui validade.
Segundo a Prefeitura, a carteira conta com um sistema de validação, o que garante mais segurança no processo de emissão e confiabilidade na identificação da pessoa com TEA.
O prefeito Affonso Cândido afirmou que a proposta é tornar o acesso aos direitos mais simples e menos burocrático. “Estamos usando a tecnologia para facilitar a vida das famílias e dar mais eficiência ao serviço público, especialmente em áreas sensíveis como a inclusão”, destacou.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista garante benefícios como prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, praticidade na comprovação dos direitos da pessoa com TEA, reconhecimento em todo o território nacional, além de apoio em situações de emergência e no acesso a serviços de saúde, educação e assistência social.
Com a implantação do modelo digital, a administração municipal avalia que a medida representa um avanço no uso da tecnologia para ampliar o alcance das políticas públicas e melhorar o atendimento às pessoas com deficiência em Ji-Paraná.
Patrocinadores do Portal Rul