Rul
Notícia publicada em 27/11/2025 às 20:31 | Saúde
Médico rondoniense integra força-tarefa em cidade devastada por tornado no interior do Paraná

 

 

 

A passagem de um tornado de grande intensidade em Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, se tornou em um dos dias mais trágicos da história da região. Com seis mortes confirmadas, 750 feridos e grande parte da cidade destruída, equipes de diferentes estados foram mobilizadas para reforçar o atendimento emergencial.

 

Entre os profissionais estão o médico rondoniense, professor de Urgência e Emergência na Afya Porto Velho, Dr. Júnior Beloti, reconhecido por sua atuação em primeiros socorros e em operações de resgate.

 

Ao chegar ao município, o cenário foi impactante. Segundo Beloti, a destruição era praticamente total. “O primeiro contato foi com a cidade 90% destruída e muita gente tentando retirar o que sobrou ou reconstruir. A prioridade médica sempre será o amparo à saúde física e mental, além da organização de uma unidade capaz de atender todos os tipos de ocorrência”, relatou.

 

A força-tarefa tem lidado com uma grande demanda, desde atendimentos simples até casos de alta complexidade. “Os mais comuns foram dor de barriga, mas também tivemos situações graves, como quedas de altura e parada cardíaca”, explicou.

 

Atuar em um ambiente colapsado, com equipes e estruturas distintas, também tem sido um desafio. “O maior desafio é trabalhar em outro ambiente, com outras equipes e outro tipo de estrutura. Mas, como a força-tarefa é formada por profissionais que já atuam juntos em outras missões, mesmo sendo de outros estados, a integração funciona muito bem”, afirmou o médico.

 

Além das lesões físicas, o impacto emocional sobre a população exige atenção imediata. “O principal apoio necessário aqui será o psicológico. A Força Nacional do SUS montou uma estrutura completa com psicólogos, psiquiatras e toda equipe necessária para amparar quem precisar”, destacou Beloti.

 

Experiência prévia faz diferença em cenário extremo

 

Com formação em atendimento pré-hospitalar, cursos de resgate em áreas remotas e vivência em outras tragédias climáticas, como as enchentes no Rio Grande do Sul, Beloti afirma que toda experiência acumulada se torna essencial diante de um desastre dessa proporção. “O atendimento pré-hospitalar é dinâmico. Toda experiência aprendida em outras situações é válida para somar em necessidades como essa”, disse.

 

O médico finaliza com um lema que considera fundamental para profissionais e instituições de saúde. “Há uma frase da Guarda Costeira americana que carrego comigo: Paratus semper Paratus. Significa ‘Pronto sempre prontos’. Essa é a lição”, conclui.

 

Afya Amazônia
 

A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado de Rondônia conta com duas instituições de graduação (Afya Porto Velho e Afya Cruzeiro do Sul). Tem ainda oito escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Pará (4), Rondônia (2) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com 3 unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).

 

Sobre a Afya

 

A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.   

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia