*Por Fernando Pereira
Arlete Freire de Lima, aos 66 anos e diagnosticada com esquizofrenia desde os 16, alcançou um marco significativo em sua vida acadêmica ao concluir seu Doutorado em Teologia Judaica pela Logos University International em Paris, França. Sua jornada de superação não foi apenas pessoal, mas também um testemunho contra o preconceito e a exclusão enfrentados por pessoas com doenças mentais no Brasil.
Desde o início, Arlete enfrentou desafios significativos. No Brasil, as oportunidades educacionais acessíveis para pessoas com condições como a esquizofrenia são limitadas, especialmente considerando o sistema tradicional de ensino presencial. Foi com o apoio incansável de seu filho, Alan Freire de Lima, que Arlete encontrou uma maneira de perseguir seus estudos de forma acessível e inclusiva através da educação online oferecida por universidades internacionais.
Alan, além de ser psicanalista clínico e pesquisador, desempenhou um papel crucial não apenas como filho, mas como um curador dedicado, proporcionando a Arlete um ambiente encorajador para seu desenvolvimento acadêmico. Juntos, eles desafiaram as expectativas e demonstraram que, com o suporte adequado e oportunidades educacionais adequadas, é possível alcançar grandes conquistas acadêmicas, independentemente das barreiras impostas pela idade ou pela saúde mental.
A história de Arlete também destaca a necessidade urgente de reformas no sistema educacional brasileiro para torná-lo mais inclusivo e acessível a todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou mentais. Enquanto países como Estados Unidos, Canadá e França lideram em educação inclusiva e métodos de aprendizagem online, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos na adaptação dessas práticas.
Ao concluir seu Doutorado na Logos University International, Arlete não apenas enriqueceu sua própria vida acadêmica, mas também contribuiu significativamente para o campo da teologia judaica e inspirou muitos que lutam contra o estigma associado à saúde mental. Sua jornada é um lembrete poderoso de que a educação pode ser um instrumento poderoso de transformação e inclusão social, especialmente quando apoiada por políticas educacionais que promovam a diversidade e a equidade.
Logos University/UNILOGOS
A universidade Logos University International (UNILOGOS) é uma Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida pelo Ministério de Educação da França -Ministère de l'Éducation nationale et de la Jeunesse (France), também, juntamente com outras renomadas universidades francesas.
Basta clicar no website do Ministério de Educação da França e verificar:
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