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Notícia publicada em 04/07/2024 às 15:13 | Saúde
A Urgência de Diagnósticos e Suporte Multidisciplinar
Artigo científico trata da "Adolescência e Autismo e a Necessidade de Intervenções Precoces"

 

 

 

Reportagem de Fernando Pereira e Simon Marie
 

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits sociais, comunicativos e comportamentais. Recentemente, um estudo publicado na revista científica Cognitionis trouxe à tona a experiência de uma avaliação neuropsicopedagógica em uma adolescente de 11 anos, revelando a importância de diagnósticos precoces e intervenções multidisciplinares.

Identificando os Sinais

O estudo teve como objetivo identificar os principais comportamentos que podem sinalizar sintomas do TEA em uma adolescente, alertando a família e os professores sobre a necessidade de intervenções precoces. A avaliação foi realizada através de uma anamnese com a família, testes neuropsicopedagógicos e escalas preenchidas por pais, professores e a própria paciente. Entre os instrumentos utilizados estavam testes de atenção, escalas de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) e TEA, além de avaliações comportamentais.

Resultados Preocupantes

A adolescente apresentou atenção seletiva comprometida, sintomas significativos de ansiedade e indicadores de TDAH com predominância desatenta. As escalas de rastreamento revelaram sintomas compatíveis com TEA, incluindo prejuízos em cognição, comunicação e interação social. Estes resultados sugerem a presença de TEA e TDAH, reforçando a necessidade de intervenções multidisciplinares.

 

Importância da Avaliação Precoce

 

A identificação precoce dos sintomas de TEA e suas comorbidades, como o TDAH, é crucial para o desenvolvimento e bem-estar da criança. Intervenções adequadas podem melhorar significativamente a qualidade de vida e a integração social, educacional e familiar do indivíduo. Este estudo destaca a importância de uma avaliação neuropsicopedagógica detalhada e de uma abordagem integrada entre família, escola e profissionais da saúde.

 

O Papel da Escola e da Família

 

O ambiente escolar e familiar desempenha um papel fundamental no suporte às crianças com TEA. Professores bem-informados e pais atentos são essenciais para a identificação precoce dos sintomas e para a implementação de estratégias de apoio adequadas. Programas de capacitação e conscientização podem equipar educadores e familiares com as ferramentas necessárias para lidar com os desafios do TEA.

 

Panorama Atual

 

De acordo com dados recentes do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos, aproximadamente 1 em cada 54 crianças foi diagnosticada com TEA. No Brasil, a estimativa é de que haja cerca de 2 milhões de pessoas com autismo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Estes números destacam a necessidade urgente de políticas públicas voltadas para o diagnóstico e tratamento do TEA.

 

 Conclusão

 

O estudo publicado na Cognitionis reforça a importância da compreensão das características dos transtornos do neurodesenvolvimento para a paciente, sua família e a comunidade escolar. A avaliação diagnóstica precoce e as intervenções multidisciplinares são essenciais para promover o desenvolvimento saudável e a inclusão social de crianças e adolescentes com TEA. A conscientização e a formação de educadores e familiares são passos fundamentais para um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos.

 

Para ter acesso ao artigo na íntegra, clique no link: [https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/417]

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