Rul
Notícia publicada em 02/07/2024 às 15:34 | Rul Economia
Preço da energia em Rondônia fica mais caro em julho

 

 

 

Os rondonienses sentirão o preço da energia elétrica aumentar neste mês de julho, após a bandeira amarela ser acionada em todo o país. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

As consequências da adoção da bandeira amarela, são:

 

  • Tarifa aumenta R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh).
  • O consumo médio em uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh (sem ar-condicionado);
  • Cobrança maior no valor da energia elétrica.

 

Segundo a Aneel, o principal fator que levou ao acionamento da bandeira amarela são as previsões de chuvas abaixo da média no segundo semestre (cerca de 50% menos que o normal). Além disso, as temperaturas acima da média no inverno aumentarão o uso de aparelhos para amenizar o ambiente.

 

Devido a esses fatores, estima-se que o consumo de energia será maior, enquanto as hidrelétricas terão menos água disponível. Com isso, o governo precisará acionar as usinas termelétricas, que funcionam a partir da queima de combustível e são mais caras do que as hidrelétricas.

 

A Aneel explicou que o sistema de bandeiras tarifárias, inclui: verde, a amarela e a vermelha (sendo esta última a mais cara). As tarifas funcionam como um alerta para que os consumidores possam controlar seu consumo de energia, o que pode reduzir a necessidade de acionar termelétricas.

 

*Por g1 RO

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia