Por Fernando Pereira
Foto: Gilberto Firmino
A recente pesquisa realizada por Gilmeire Gottardi Silva Fialho e Tiago Aparecido de Melo Campos, acadêmicos da Logos University, sob a orientação do professor Dr. Stewart Lee Thompson (presidente da VCM de Londres), lança luz sobre as possibilidades e desafios do ensino de música nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Goiânia, Goiás. Este estudo, aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade da Polícia Militar (FPM), investigou as práticas pedagógicas e a formação de professores em uma instituição da rede municipal, oferecendo uma visão aprofundada sobre a presença e a eficácia da música como componente curricular obrigatório.
Contexto e Metodologia
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com dados coletados através de entrevistas estruturadas. O objetivo principal foi compreender as possibilidades e os limites do ensino de música nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha de uma escola municipal em Goiânia como campo de pesquisa permitiu um exame detalhado das práticas educativas em um contexto específico, oferecendo insights valiosos sobre a implementação da música nas escolas públicas brasileiras.
Resultados e Discussões
Os resultados revelaram que, apesar de os professores utilizarem diversos recursos tecnológicos e didáticos para explorar a linguagem musical em sala de aula, a falta de habilidades específicas torna insuficiente a substituição de um professor licenciado em música. A pesquisa destacou a necessidade de formação continuada, apontando que a maioria dos professores investigados possui licenciatura em Pedagogia, mas não receberam formação específica em música, nem durante a graduação, nem em disciplinas relacionadas.
O estudo também identificou um descompasso entre as bases legais e as orientações curriculares para a inserção da música como conteúdo obrigatório nas escolas de Educação Básica. Embora a Lei 11.769/2008 preconize a inclusão do ensino de música, a implementação prática nas escolas ainda enfrenta desafios significativos. As entrevistas realizadas permitiram aos pesquisadores verificar como o ensino de arte é abordado na escola, revelando fragilidades nas iniciativas da Secretaria Municipal de Educação em relação ao processo de implementação do ensino de música.
Considerações Finais
A pesquisa concluiu que a formação continuada é essencial para fornecer subsídios pedagógicos que possam suprir as lacunas na formação inicial dos professores. A inclusão de conhecimentos musicais e artísticos na formação dos professores licenciados em Pedagogia é fundamental para que eles possam desempenhar seu papel de acordo com a legislação vigente. Além disso, a pesquisa sugere a necessidade de um professor licenciado em arte e especialista em música, considerando que os professores entrevistados, apesar de utilizarem diversos recursos, não possuem a formação necessária para atuar como especialistas em música.
O estudo enfatiza a importância de um conhecimento mínimo da legislação educacional por parte de todos os envolvidos em processos educativos, destacando a Lei 11.769/2008 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referências essenciais. A dificuldade dos professores em trabalhar a música em sala de aula ressalta a necessidade de buscar referências curriculares em nível nacional, compondo pautas de momentos de formação continuada.
Para acessar o artigo na íntegra, click no link a seguir:
https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/390
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