Jovem inaugura fábrica Cacau Raiz em Ji-Paraná

Melissa Almeida é a 19ª entrevistada do Rul Jovem Talento

*Por Hudson Calandrelli 

 

A jovem chef Melissa Almeida, 27 anos, é a nova entrevistada do Rul Jovem Talento, quadro especial que valoriza jovens empreendedores de Rondônia.

 

A reportagem destaca a trajetória de Melissa e seus novos desafios. Ela acaba de inaugurar em Ji-Paraná a Cacau Raiz, fábrica de produtos derivados da fruta tropical mais amada do mundo: o cacau.

 

Filha de mineiros, Melissa abriu as portas de seu empreendimento ao Rul e falou sobre projetos e sonhos. Veja abaixo trechos da entrevista.


Melissa, você acaba de inaugurar a CACAU RAIZ em Ji-Paraná, uma fábrica de produtos derivados do Cacau em Rondônia. O que te motivou a investir nesse empreendimento?


Assim que me formei em Gastronomia, vi a necessidade de criar algo para valorizar os produtos da nossa região. Como cresci e convivi com a cultura cacaueira, devido ao trabalho de meu pai, resolvi pesquisar mais sobre o cacau, e criei a rapadurinha de cacau. A partir daí não parei de pesquisar e fui me especializando. As pessoas foram provando e gostando dos produtos, me fazendo aceditar e investir na área.

Nesse projeto inicial da indústria, da onde vem a matéria prima, ou seja, o cacau e quais produtos que já estão sendo fabricados?


Minha matéria vem de produtores da agricultura familiar, onde juntos, desenvolvemos produtos sem adição de agroquímicos, buscando ser agroecológicos, levando saúde e sustentabilidade. Hoje fabricamos as Rapadura s de cacau em 8 sabores,  chocolates, doce criolo, grão de ouro, e a linha de chocolates cremosos para usar em recheios, passar no pão, comer de colher.


Com 55 metros quadrados construídos, a fábrica nasce com muito potencial! Melissa, são muitos os sonhos e projetos de expansão nesse mercado tão promissor?

  

Os derivados de cacau são consumidos pela grande maioria da população mundial, e somos sabedores de que  vai faltar este produto para o abastecimento da humanidade. Com isso, entendemos que temos grandes possibilidades de expansão. E os sonhos cada dia são maiores.


Você é formada em Gastronomia e se consolidou em Rondônia com alguns projetos desenvolvidos, entre eles o Piracau, prato original de Rondônia que teve repercussão em todo o estado quando foi lançado em 2015. Fale um pouco pra gente sobre a sua formação e trajetória.


Estudei na Escola Família Agrícola de Ji-Paraná, depois fiz um tour pela fisioterapia me levando para o interior de São Paulo para continuar os estudos. Chegando lá me deparei com o curso de gastronomia e foi paixão à primeira vista. Tinha certeza que era isso que eu queria fazer pelo resto da vida. Assim que me formei, comecei a desenvolver projetos e produtos para valorização do nosso Estado. Assim, surgiu a Cacau Raiz, que assim como eu, somos da Amazônia, uma empresa voltada ao sabor e sustentabilidade. A preocupação com o pequeno produtor, com os clientes e com a geração de emprego e renda. Começamos bem pequenininhos, mas os nossos sonhos são grandes!


De segunda a sexta-feira a produção no CACAU RAIZ promete não parar! E aos fins de semana você irá ministrar cursos na área gastronômica na fábrica! Como serão desenvolvidos esses cursos e como o público pode fazer as inscrições?


De segunda a sexta me dedico a Cacau Raiz e aos sábados ministro cursos na minha casa. Devido a grande procura por cursos curtos, estou empenhada em passar um pouco dos meus conhecimentos com motivação e entusiasmo.  A divulgação dos cursos é feita pelo meu Instagram, Facebook e WhatsApp. A persistência é o meu forte, Não desânimo diante as adversidades. Busco informações, parcerias como o Sebrae, produtores e familiares que me dão todo o suporte para acreditar e trabalhar nesse projeto  e amor que tenho por essa profissão!

 

Contato

 

A Cacau Raiz fica localizada no Bairro Aurélio Bernardi, no primeiro distrito de Ji-Paraná. O telefone para contato é o (69) 9 9208 7843

Oferecimento

Mais Talentos