![]() |
Principal | Notícias | Eventos | Passarella | Rádio Rul | Rul no Twitter | Rul Possantes | Imagens |
Das montadoras mais tradicionais, a Ford é a que tem investido mais em projetos globais. E uma das engrenagens fundamentais foi apresentada na última terça-feira (13), no Salão de Frankfurt (Alemanha). O motor 1.0 Ecoboost – com três cilindros em linha, injeção direta de gasolina associada a um turbocompressor – representa o “estado da arte” em motores ecológicos. Tem poder de motor 1.4 e bebe menos que um 1.0 litro.
O diretor de Powertrain da Ford Europa e um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos motores Ecoboost, Graham Hoare, disse à Autoesporte que a montadora planeja erguer nove fábricas de motores Ecoboost no mundo dentro dos próximos anos – as duas já existentes ficam na Europa. E uma dessas fábricas deve ser construída no Brasil. O executivo não confirmou a informação, mas disse que há boas chances.
Um dos veículos que usará o moderno motor 1.0 Ecoboost é a nova geração do subcompacto Ka, cotada para ser produzida no Brasil a partir de 2014 – no lugar do Ka atual. Esta geração sucessora (feita sobre o protótipo Start) será global, o que reforça a tese de que o Brasil terá uma das fábricas do motor Ecoboost. Segundo a Ford, o bloco gera 120 cv de potência e 17,3 kgfm de torque entre 1.300 e 4.000 giros.
O bloco também será oferecido em outra versão mais mansa, com 100 cv. Em Frankfurt, a montadora norte-americana apresentou o motor 1.0 Ecoboost sob o capô da nova geração do médio Focus. A versão começa a ser vendida no mercado europeu já no início de 2012, acoplada a transmissões manuais de cinco e seis marchas. A fábrica diz que o modelo entrega um consumo médio de impressionantes 20 km/l.
O Focus também apareceu em Frankfurt na versão esportiva ST (Sports Technologies), equipada com o motor 2.0 Ecoboost. A Ford diz que a configuração será a primeira esportiva do Focus verdadeiramente global – será vendida em mais de 40 países nos seis continentes e deve incluir o Brasil. Nele, o motor 2.0 litros gera poderosos 250 cv e um torque de 36,7 kgfm, acoplado a um câmbio manual de seis marchas.
Publicidade
![]() |
|
Outros Possantes |
![]() |
© 2010 RUL - A melhor informação. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Loja RUL | Rádio RUL | Gata RUL | Eventos Logo: Eduardo Lima |