A Prefeitura de Ji-Paraná promoveu, na manhã desta segunda-feira (28), um evento da campanha Declare Seu Amor, uma iniciativa que incentiva a população a destinar até 6% do valor do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança, Adolescente e Pessoa Idosa. A ação reuniu autoridades locais e representantes de instituições parceiras, com o objetivo de fortalecer a mobilização no município.
O objetivo da campanha é mostrar que a contribuição pode ser feita sem custos adicionais, apenas direcionando parte do valor que já seria pago no imposto. Quem ainda não declarou pode realizar a destinação diretamente, e quem já enviou a declaração também pode participar, por meio da retificação da declaração no sistema da Receita Federal.
Durante o evento, o juiz da 2ª Vara Cível e do Juizado da Infância e Juventude de Ji-Paraná, Leonardo Leite Mattos e Sousa, destacou o grande potencial de arrecadação do município, estimado em mais de R$ 5 milhões. No entanto, em 2024, apenas cerca de R$ 250 mil foram destinados ao fundo. “É uma forma de ajudar sem qualquer gasto extra. É apenas o redirecionamento de até 6% do imposto devido para projetos que transformam a vida de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social”, explicou o magistrado.
Idealizadora da campanha em Ji-Paraná, a juíza Ana Valéria Queiroz Santiago Zipparro participou do evento por meio de vídeo, reforçando a importância da mobilização e relembrando que o Declare Seu Amor, lançado em 2018, inspirou uma ação semelhante promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ela, pequenos gestos de solidariedade podem gerar grandes mudanças na sociedade.
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), destacou, durante o evento, o compromisso da gestão municipal com ações que fortalecem a rede de proteção social. “Declarar o amor é um gesto simples, mas que transforma vidas. Convidamos toda a população a participar dessa iniciativa e fazer a diferença na vida de muitas famílias”, afirmou o prefeito.
A solenidade contou ainda com a presença da vice-prefeita Marley Muniz (PL); do senador Marcos Rogério (PL); do deputado estadual Nim Barroso (PSD); da secretária municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Sirlene Muniz, representando todos os secretários municipais; e do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Lemos (Republicanos), além de demais vereadores do município.
Também participaram a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Mariana Spinelli Lima Coleto; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), Liomar Carvalho; a tesoureira do Conselho de Proteção da Criança e do Adolescente, Rosi Cleide Ferreira Santiago; o defensor público João França; e a secretária jurídica da Administração da Vara da Infância e Juventude, Laisse Rufino.
O evento reforçou o compromisso da Prefeitura de Ji-Paraná com a promoção de políticas públicas que garantam mais dignidade e oportunidades para crianças, adolescentes e idosos, por meio do fortalecimento dos fundos municipais de direitos.