22/09/2025 às 10:57:40 | Notícias

Morte do pioneiro José Vidal é profundamente lamentada

Empresário no ramo de implementos agrícolas em Ji-Paraná, Vidal contribuiu de forma muito relevante para o desenvolvimento de Rondônia

 

José Vidal Hilgert, 73 anos, empresário e uma das personalidades mais respeitadas em Ji-Paraná, Rondônia, faleceu na noite deste domingo (21), vítima de parada cardíaca. Ele estava internado há alguns dias em uma unidade hospitalar particular da cidade.

 

Vidal foi pioneiro em Rondônia, tendo chegado ao estado inicialmente para vender motosserras na década de 70. Seu negócio prosperou e ele fundou a loja de implementos agrícolas do estado, a Implemaq, consolidando-se como empresário de sucesso.

 

Além do ambiente empresarial, Vidal foi fundador e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (FEFA-RO).

 

A FEFA é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada para representar os interesses do setor agropecuário no estado, especialmente focada na defesa sanitária e na valorização da pecuária. Durante sua gestão, Vidal visitou todas as regiões de Rondônia, levando a ideia da federação aos pecuaristas, organizando-os para a defesa conjunta do setor. Ele foi peça fundamental para que Rondônia alcançasse o status de área livre de febre aftosa com vacinação, um grande avanço na competitividade do estado no mercado nacional e internacional.

 

Na liderança da FEFA, Vidal dedicou seu esforço para garantir a regularização fundiária e o acesso aos créditos pelos produtores rurais, lutando para destravar burocracias e fomentar o desenvolvimento sustentável do agronegócio no estado.

 

Como sócio-administrador da Implemaq (Hilgert & Cia Ltda), Vidal não apenas ampliou os negócios locais, mas também ajudou a criar infraestruturas importantes para o setor agrícola de Rondônia.

 

O falecimento de Vidal representa uma perda significativa para a comunidade de Ji-Paraná e para todo o agronegócio rondoniense. Seu legado de empreendedorismo, liderança e comprometimento com o campo será lembrado como um marco na história do desenvolvimento da agricultura e pecuária do estado.

 

O velório de José Vidal inicia nessa segunda-feira às 14 horas no salão da Igreja Católica Dom Bosco (ao lado do Itaú). O sepultamento ocorre nessa terça-feira às 9 horas. 

Publicidade
Publicidade