O Sebrae em Rondônia em parceria com a ACRIPAR, realizou na manhã do dia 4 de julho o III Fórum da Piscicultura de Rondônia no Teatro Estadual Belas Artes com o tema; “Qualidade da produção e mercado futuro do tambaqui”. Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras técnicas, talk shows e espaços de interação. O Fórum tem como objetivo principal promover o fortalecimento da piscicultura rondoniense. Participaram do encontro, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, autoridades e diversos representantes da cadeia produtiva do peixe, especialmente do tambaqui.
“Estamos aqui em Ariquemes participando do seminário da piscicultura, um seminário importante que vai fazer com que os parceiros discutam o que pode ser melhorado, pois o Sebrae já está nessa cadeia produtiva desde 2016, 2017 ou seja, já tem um trabalho consolidado. Porém, como é um setor que depende de estar sempre ativando, sempre motivando, sempre mobilizando, desta vez todos os organizadores estão trazendo palestrantes renomados e com informações importantes para fazer com que aquele produtor de peixe, entenda cada vez mais e para a atividade que é um setor que vem crescendo muito nos últimos anos no estado. A gente viu que, quando os parceiros se juntaram, forças evoluíram na questão do mercado. Hoje a gente vê o quanto que a cadeia produtiva do peixe cresceu na região”, disse Edson Lemos, diretor financeiro e administrativo do Sebrae em Rondônia.
Luiz Paulo, secretário de estado da Agricultura de Rondônia, parabenizou o Sebrae em proporcionar esse encontro entre instituições públicas, privadas e os produtores do estado de Rondônia.” É fundamental esse encontro para que possamos falar sobre a piscicultura e quem sabe também, percorrer alguns apontamentos com relação a nossa produção no estado de Rondônia. É um momento ímpar, esse terceiro Fórum da piscicultura do Estado de Rondônia, realizado aqui na cidade de Ariquemes.
O governo do Estado de Rondônia não poderia deixar de se fazer presente. É uma determinação do nosso governador, coronel Marcos Rocha que possamos cada vez mais estar unido, irmanados para que possamos trazer aos nossos produtores a consciência, a importância de produzir com qualidade e sustentabilidade e que, existe um mercado a ser explorado, mercado esse que vem cada vez mais adquirindo nossos produtos, em especial o tambaqui de Rondônia que tem se destacado a nível nacional e internacional e, também na condição de conselheiro do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia, parabenizar ao Sebrae, ao governo do Estado e a todos nós”, pontuou o secretário da SEAGRI-RO.
“Hoje talvez estejamos vivendo um momento de Jubileu, depois de décadas trabalhando junto a cadeia produtiva, veio mais um evento dessa grandiosidade. Não estamos mais tratando da problemática da cadeia, mas sim, buscando novas soluções e fazendo com que os próximos passos, sejam para alcançar o mercado nacional e internacional. Essa parceria com o Sebrae tem sido as nossas pernas e os nossos braços para que a cadeia pudesse sobreviver. O projeto “Peixe de Rondônia” consolidou a criação, a estruturação da cadeia produtiva e não por acaso movimentou a cadeia produtiva nacional e, mesmo que de outras espécies. Então, gratidão em nome da cadeia produtiva e que a nossa parceria possa continuar ainda por longas datas e ainda alcançarmos outros e mais fortes objetivos”, exclamou Francisco Idalgo Farina, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura e Pesca e vice-presidente da Associação dos Criadores de Peixes do estado de Rondônia – Acripar.
Para o presidente da Associação de Peixes de Rondônia - Acripar, Edson Sápiras, o Sebrae é um parceiro que faz toda diferença na qualidade e evolução da produção do peixe na região. “Só temos a agradecer ao Sebrae por essa parceria importantíssima para os piscicultores do estado de Rondônia. Em todas as missões que nós temos para os piscicultores de Rondônia a Acripar não é só para o Brasil, mas também para o mundo e tem sido muito importante para todos envolvidos na piscicultura do estado. Hoje o Sebrae tem sido nossas duas pernas e nossos dois braços para mostrar o nosso tambaqui para o Brasil e para o mundo. Temos crescido justamente por causa dessa parceria e agradeço mais uma vez ao Sebrae em Rondônia”, finalizou Edson.