A igreja presbiteriana Renovada completou 50 anos de história em 2025 e o jubileu de ouro foi celebrado nesse mês de setembro em algumas cidades de Rondônia, entre elas: Porto Velho, Jaru, Ouro Preto do Oeste e Presidente Médici.
O pastor Lauro Celso de Campo Mourão-PR, um dos fundadores da IPR, esteve ministrando a palavra em Jaru e Ouro Preto do Oeste para celebrar a data especial. Lauro foi pastor por 36 anos na 1ª IPR de Campo Mourão e com a sua linda trajetória, conquistou diversas homenagens, inclusive da Assembleia Legislativa do Paraná.
O jornalista Hudson Calandrelli, diretor do Portal Rul, participou do culto especial na IPR de Ouro Preto do Oeste. "Tenho um carinho muito especial pela Igreja Presbiteriana Renovada, pois o meu avô Antônio Calandrelli foi um dos pioneiros da denominação fundada em 1975 no norte do Paraná", destacou Hudson.
A HISTÓRIA DA IPR
Fruto de um grande avivamento, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB), foi fundada em Maringá-PR, após Assembleia realizada entre os dias 8 a 12 de janeiro de 1975, da qual participaram cerca de 300 representantes. A histórica assembleia foi presidida pelo Pastor Nilton Tuller.
Há exatos 50 anos, a IPR nasceu com 8.335 membros, sendo uma união de duas igrejas antecessoras, a Igreja Cristã Presbiteriana (ICP) e da Igreja Presbiteriana Independente Renovada (IPIR).
Atualmente a Presbiteriana Renovada possui mais de 160 mil membros espalhados por todo o Brasil e em 35 outros países.