Municípios vizinhos, Alta Floresta d’ Oeste e São Miguel do Guaporé são duas potências na produção de café em Rondônia.
Alta Floresta d’ Oeste está localizado na zona da Mata, próximo a cidade de Rolim de Moura, é uma das potencialidades da agropecuária de Rondônia, 2º maior produtor de café no estado e possui com áreas florestais incríveis e banhado pelo rio Guaporé, inclusive, faz parte do roteiro do Plano de Desenvolvimento da Pesca Esportiva do governo de Rondônia, lançado este mês.
MAIOR PRODUTOR
Já o maior produtor de café em Rondôna e no Brasil é São Miguel do Guaporé, que se destaca pela qualidade do seu grão, e iniciativas que buscam melhorar a sustentabilidade da produção e aumentar a competitividade dos produtores locais, sendo alvo de concursos, como o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé).
Rondônia se consolida como um dos maiores produtores de café do Brasil, com uma forte presença de pequenos e médios produtores em diversas regiões do estado.
Confira abaixo a lista dos 7 maiores produtores, os principais responsáveis pela produção do grão, que se tornou uma das principais fontes de renda e desenvolvimento local. Os municípios têm mostrado grande potencial de crescimento, com melhorias nas práticas agrícolas.
1º São Miguel do Guaporé - 49.646 toneladas
2º Alta Floresta d’Oeste - 24.703 toneladas
3º Nova Brasilândia d’Oeste - 21.031 toneladas
4º Alto Alegre dos Parecis - 19.898 toneladas
5º Buritis - 16.140 toneladas
6º Ministro Andreazza - 15.930 toneladas
7º Cacoal - 13.828 toneladas.