Rul
Notícia publicada em 21/01/2021 às 11:38 | Culinária
Colheita de milho verde: uma época alegre e com inúmeras opções na hora de cozinhar

 

 

Avenida Marechal Rondon em Ji-Paraná (Foto: Hudson Calandrelli / Rul.com.br)

A época de colheita do milho verde na maioria das regiões brasileiras, inclusive em Rondônia, começa em novembro e dura até março.

 

O milho verde possui inúmeras qualidades nutricionais. Ele é rico em vitamina A, B1, C e E, fibras, ácido fólico magnésio, fósforo, cálcio e potássio. 

 

Ele pode ser considerado um alimento multifuncional, já que aparece em pratos doces e salgados. Pode ser servido como creme, sorvete, suco, pamonha, cural, salada, cozido. Além disso, pode ser transformado em óleo, farinha, amido, margarina, xarope de glicose e flocos para cereais matinais. 

 

Para aproveitar ainda mais esse ingrediente, confira uma seleção com 50 deliciosas receitas com milho verde. (Escrito por Julia Martins / Do site receiteria.com.br)   

 

Sopas e cremes com milho verde

Receitas com milho verde

1. Sopa cremosa de milho verde: apesar de simples, essa sopa é uma refeição completa, além de ser vegetariana e ideal para os dias de inverno. O passo básico da receita é bater o milho no liquidificador com água e, depois, ferver até o ponto de creme, acrescentando o restante dos ingredientes.

 

2. Angu de milho verde: o angu é um prato típico da culinária brasileira. Geralmente preparado com fubá e água, nessa receita, a consistência é obtida apenas pelo milho. Para complementar, utilize sal, orégano, cheiro-verde, pimenta-do-reino branca e alho.

 

3. Sopa de milho verde em conserva: essa receita é superfácil e pode ser feita com o milho de caixinha. O leite, o creme de leite e a manteiga ajudam a dar ainda mais cremosidade. Para finalizar, basta salpicar noz-moscada e salsa fresca picadinha.

 

4. Sopa de milho verde com batata: além de deliciosa, essa sopa é ótima para aqueles momentos de falta de inspiração na cozinha. Ela leva ingredientes que quase sempre temos em casa, como batata, azeite, cebola, creme de leite e calabresa.

 

5. Creme de milho verde e cogumelos: esse creme de milho é uma opção de acompanhamento para carnes ou saladas. A escolha dos ingredientes é fundamental para o sabor do prato, então, tenha em mãos queijo brie, curry, cogumelos brancos e alecrim.

 

6. Creme de milho verde light: o milho é um cereal importante para o nosso organismo e pode ser usado nesse creme gostoso e saudável. A receita é feita com farinha de aveia e leite desnatado. Pode ser acompanhado por peito de frango grelhado e salada!

 

Pratos salgados com milho verde

Receitas com milho verde

7. Costelinha de porco com milho verde: essa costelinha de porco com milho é um prato simples, mas com um sabor surpreendente. A dica é deixar a carne cozinhar bem para que fique bem dourada e suculenta. A espiga de milho é cortada em pedaços grandes e adicionada ao prato.

 

8. Salada de milho verde: que tal servir uma saladinha como acompanhamento no almoço? Essa, além do milho, leva também tomate, pimentão, cebola e pimenta. Para finalizar, adicione suco de limão e folhinhas de coentro.

 

9. Maminha assada com suflê de milho verde: nessa receita, o milho compõe um delicioso suflê de milho verde, que, depois de assado, é polvilhado com adoçante e queimado com um maçarico. O prato acompanha uma deliciosa maminha ao ragu de cogumelos e shoyu.

 

10. Filé de frango com creme de milho: apesar de comum, essa receita pode ser feita de várias formas diferentes. Essa versão é bem prática e deliciosa! O frango, depois de assado em cubinhos, recebe o creme de milho e o queijo ralado para gratinar.

 

11. Gratinado de batata e milho verde: esse gratinado combina com carnes vermelhas e brancas e é um sucesso. A batata e o milho são refogados com cebola e alho e misturados ao creme de leite e ao parmesão.

 

12. Caldo de carne com milho verde e mandioca: perfeito para os dias mais frios e chuvosos, o sabor desse caldo vai te surpreender. Depois de bater a mandioca no liquidificador com água, é só misturar a carne e o milho e refogar. Pode ser servido com cheiro verde e torradas!

 

13. Carne moída com milho verde: essa é daquelas comidas com gostinho de caseira. A carne moída é refogada, temperada e incrementada com o milho. Pode ser servida sozinha, como recheio de tortas ou panquecas ou ainda acompanhada de arroz.

14. Arroz com milho verde fresco: para dar um novo sabor ao tradicional arroz branco, essa receita é uma ótima opção. O arroz é cozido com alho, cebola e açafrão. Depois, o milho é acrescentado na mesma panela para finalizar o cozimento.

 

15. Frango desfiado com creme de milho: nessa receita, você pode aproveitar aquela sobra de frango que está sem muita utilidade. O frango é cozido com cebola, tomate, pimentão, caldo de galinha e colorau. Na finalização, o prato é coberto pelo creme de milho.

16. Macarrão ao molho de milho verde com frango: combinar o milho com massas também pode ser uma ótima opção. É o caso desse macarrão com um delicioso molho de milho, frango, queijo ralado e cheiro-verde. O tempero fica por conta de sal, pimenta, alho e cebola.

 

17. Carne de jaca com creme de milho verde: a carne de jaca é uma excelente opção de carne vegetal e combina com vários ingredientes. Nesse prato, ela é combinada com um incrível creme de milho, feito com milho, amigo de milho e creme de leite vegetal.

 

18. Cuscuz de milho verde com frango: o cuscuz é uma comida tipicamente caipira. Nessa receita, ele é feito com frango e milho verde e gratinado com queijo meia cura. Depois de retirado do forno, é polvilhado com salsinha picada. Pode acompanhar salada, legumes cozidos ao vapor ou arroz branco.

 

19. Arroz de forno com milho verde: o arroz de forno é uma receita muito versátil e essa é uma versão simples que podemos fazer reaproveitando alimentos. Depois de cozido, o arroz é colocado em uma travessa junto com ervilha, milho, molho de tomate, creme de leite e queijo ralado.

 

Lanches rápidos com milho verde

Receitas com milho verde

 

20. Panqueca de milho verde: por serem rápidas e fáceis de fazer, as panquecas sempre são uma salvação na hora da fome. O ideal nessa receita é usar o milho verde fresco. No preparo, basta misturar todos os ingredientes e levar para a frigideira.

 

21. Trouxinha de milho verde: essa trouxinha de milho verde é uma ótima opção para lanches da tarde ou para servir em uma festa. A massa segue a receita básica de ovo, manteiga e farinha de trigo. Já o recheio leva, além do milho, cebola, amido, extrato de tomate, creme de leite e salsinha.

 

22. Pão de milho verde: para preparar esse delicioso pão de milho verde, você vai precisar apenas de um liquidificador. Basta misturar todos os ingredientes – milho, farinha de trigo, ovo e fermento – e deixar a massa descansar e assar por cerca de 40 minutos.

 

23. Empadão de milho verde e linguiça: se quer fugir do tradicional empadão de frango, uma ótima ideia é substituir o recheio tradicional por esse cremoso de milho verde e linguiça. A suavidade do creme de milho e o sabor mais forte da linguiça formam uma combinação saborosa, que ainda leva parmesão, mussarela, noz-moscada e pimenta-do-reino.

 

24. Bolinhos de milho verde: nessa receita, o milho precisa ser “in natura”, não pode ser enlatado. Depois de bater o milho das espigas no liquidificador ou no processador, é só misturar o restante dos ingredientes, modelar e fritar em óleo bem quente.

 

25. Torta de milho verde: o milho é utilizado para incrementar a massa da torta, dando textura e sabor. No recheio, utilize carne seca, tomate, cebola e queijo coalho. A torta deve ser assada de 25 a 30 minutos, até ficar bem dourada.

 

26. Petisco de bagaço de milho verde: que tal reaproveitar o bagaço de milho verde que sobrou na sua cozinha? Esse delicioso petisco é feito com este ingrediente, que ainda ganha a adição de ovo, farinha de trigo, cebola ralada, sal e fermento.

 

Bolos com milho verde

Receitas com milho verde

 

27. Bolo de milho com cobertura de curau: essa receita traz a combinação perfeita de bolo e curau, ambos superfáceis de serem feitos. O bolo leva uma lata de milho verde na massa, e, depois de desenformado, é coberto com o curau e polvilhado com canela em pó.

 

28. Bolo de milho verde de liquidificador: além de ser uma receita bem econômica, seu sabor e textura também são incríveis. Todos os ingredientes são batidos no liquidificador e, depois, colocados para assar. Fica delicioso se combinado com um cafézinho preto!

 

29. Bolo de milho verde com goiabada: para quem procura um bolo bem úmido e fofinho, essa receita é a pedida certa. A massa é despejada na forma e, depois, são adicionados cubinhos de goiabada passados na farinha de trigo. O ideal é que seja uma forma funda, para que a goiabada não desça para o fundo e o bolo fique mais bonito na hora de desenformar.

 

30. Bolo de milho verde vegano: além de delicioso, esse bolo é sem lactose, sem glúten e vegano. O milho dá uma textura incrível para a massa, deixando-a bem fofinha. Apesar de não levar coco seco na massa, o leite e o óleo de coco trazem um sabor todo especial.

 

31. Bolo de milho verde com iogurte: esse bolo de milho tem uma textura bem macia, semelhante ao bombocado. A massa leva, além do milho, parmesão ralado, requeijão, iogurte natural e extrato de baunilha.

 

32. Bolo de milho verde com fubá: se bolo de milho já é bom, imagina misturado com outro ingrediente especial de receitas de bolo: o fubá. Os ingredientes, entre eles o milho, o fubá e o coco ralado, são todos batidos no liquidificador. Fica uma delícia se servido com uma camadinha de manteiga derretida por cima!

 

33. Bolo de milho verde com coco: milho e coco sempre formam uma combinação surpreendente e deliciosa. É o caso desse bolo que leva espiga de milho, coco ralado e leite condensado na massa. Depois, leve-o ao forno por mais ou menos 35 minutos.

 

34. Bolo de milho verde cremoso: esse bolo, além de gostoso, é superprático e leva apenas 5 ingredientes. Entre eles, estão a espiga de milho verde, o leite condensado, os ovos e o óleo. O milho deve ser bem batido no liquidificador com o restante dos ingredientes.

 

Doces com milho verde

Receitas com milho verde

 

35. Curau de milho verde: o curau é aquela receita básica e fácil que todo mundo é capaz de preparar. Ele leva apenas 4 ingredientes: espiga de milho verde, leite, açúcar e canela em pó. Depois de engrossado em fogo baixo, o creme deve ser levado para a geladeira durante uma hora para ficar com a textura firme.

 

36. Docinho de milho verde e coco: esse docinho é uma ótima alternativa aos tradicionais brigadeiros. O milho é batido com água no liquidificador. Depois, é adicionado a uma mistura de açúcar, leite em pó, coco ralado e manteiga. Os docinhos são enrolados e passados no coco ralado.

 

37. Mousse de milho verde com goiabada: a mousse é feita inteira no liquidificador, juntando o milho, o leite, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina incolor. A goiabada é cozida com um pouco de água em fogo baixo, até virar uma geleia bem firme. Então, é só montar nas taças, colocando a goiabada no fundo e juntando com o creme de milho.

 

38. Pudim de milho vede: o tradicional pudim ganha um novo sabor nessa receita. O milho verde é batido no liquidificador junto com todos os outros ingredientes – ovo, leite e leite condensado. A calda segue a receita básica de açúcar, água e mel.

 

39. Sorvete de milho verde vegano: o verão sempre pede um sorvete e esse, de milho, fica com um sabor incrível, além de ser vegano. Ele leva apenas 4 ingredientes e fica muito cremoso! O milho é batido no liquidificador com o leite de coco e cozido até virar um creme. Depois, é só levar para o congelador!

 

40. Brigadeiro de milho verde: o modo de preparo desse brigadeiro é quase o mesmo do tradicional de chocolate. O milho verde é batido no liquidificador com leite até dissolver totalmente. Então, é colocado em uma panela junto com o leite condensado e a manteiga. Depois de frio, enrole e passe no açúcar cristal.

 

41. Waffle de milho verde: esse delicioso waffle de milho verde é uma sugestão para um lanche da tarde diferente. A massa é feita com milho, ovo, polvilho, açúcar, coco e fermento e levada para assar. A cobertura com coco e canela traz ainda mais sabor para a receita!

 

42. Pamonha de forno: a pamonha de forno é uma excelente opção para quem quer experimentar essa delícia sem ter muito trabalho no preparo. Para a massa, todos os ingredientes são batidos no liquidificador e levados ao forno até dourar levemente. Por dentro, o resultado é um doce bem molhadinho.

 

43. Pudim de milho verde com calda de tangerina: caso queira variar o pudim, esse com calda de tangerina é uma ótima escolha. A massa leva milho, iogurte, leite condensado, ovo e açúcar. A calda é feita com água e geleia de tangerina!

 

44. Bombocado de milho verde : apesar da textura de bombocado, essa receita fica com um sabor bem próximo ao de uma pamonha cremosa. O bom desta receita é que ela não leva fermento e pode ser feita batendo todos os ingredientes no liquidificador.

 

45. Pudim light de milho verde: essa receita é para quem não quer exagerar, mas não abre mão de um docinho. O açúcar é substituído por adoçante culinário e o leite por leite em pó desnatado. A calda, no entanto, precisa ser feita com açúcar, já que o adoçante não vira caramelo.

 

Bebidas com milho verde

Receitas com milho verde

 

46. Bebida quente de milho verde: essa bebida, além de esquentar o corpo, dá muita sustância. Semelhante a um curau, porém um pouco mais rala, ela leva leite, leite de coco e leite condensado. Depois de colocada no copo ou na xícara, polvilhe com canela em pó.

 

47. Suco de milho verde: o suco de milho verde é uma opção refrescante e saborosa. Os grãos do milho são batidos no liquidificador com o leite e passados na peneira. Depois, acrescente o açúcar e engrosse no fogo até virar um creme. Deixe esfriar, bata no liquidificador com leite e sirva.

 

48. Licor de milho verde: para festas ou reuniões com os amigos, um licor sempre vai bem. Esse é feito com milho, leite, leite condensado e essência de baunilha. A bebida utilizada pode ser a da sua escolha, como cachaça, gin, rum, vodka ou álcool de cerais.

 

49. Suco de milho verde cremoso: esse suco de milho verde cremoso é de dar água na boca em qualquer pessoa. O milho usado deve ser o de espiga para que a receita fique ainda mais natural. Ele é batido com água, leite e leite condensado.

 

50. Batida de milho verde: que tal uma batida de milho para se refrescar e ainda aproveitar com os amigos? Nessa receita fácil e prática, o milho, que pode ser de lata, é levado ao liquidificador junto com água, leite condensado, creme de leite, vodka e gelo.

 

O milho verde prova a sua versatilidade ao se encaixar em diversas receitas – doces e salgadas – e, por isso, não existe desculpa boa o suficiente para não utilizá-lo em seu dia a dia. Se você ainda quer conhecer mais opções, confira também outras receitas de bolo de milho verdecurau e creme de milho.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia