Rul
Notícia publicada em 05/10/2019 às 10:37 | Notícias
Capital do Tambaqui em Rondônia recebe 2º Fórum da Piscicultura

 

 

Por Rinaldo Moreira
Do Rondônia Rural

 

Em Ariquemes (RO) que é considerada a "Capital do Tambaqui" aconteceu o 2º Fórum da Piscicultura de Rondônia esta semana. O encontro reuniu cerca de 300 participantes, entre piscicultores, técnicos, estudantes, pesquisadores e especialistas do setor.

 

O tema do fórum deste ano foi "Inovação e Sustentabilidade". Durante o evento foram discutidas novas técnicas para fomentar o crescimento do setor no estado.

 

Atualmente Rondônia é destaque nacional na produção de peixe nativo de água doce em cativeiro. São mais de 15 mil hectares de lâmina d'água em todo o estado e uma produção de 95 mil toneladas por ano. Em 2018 o setor movimentou mais de R$ 500 milhões.

 

Fórum da piscicultura em Rondônia

 

O secretário nacional da pesca e aquicultura, Jorge Seif, destacou que o foco é pensar nas questões de sustentabilidade e segurança alimentar.

 

"O Governo Federal tem dado o desafio para nossa pasta para que o brasileiro cultive mais peixe e coma mais peixe. Uma das nossas ações, especialmente, é trazer segurança jurídica para esses produtores e incentivar o consumo através de merenda escolar, através das entidades públicas e também privadas", comentou.

 

Já Evandro Padovani, secretário de estado da Agricultura, disse que entre as conquistas do setor está mostrar o produto de Rondônia para o resto do país. Ele lembrou das seis toneladas do tambaqui rondoniense que foram distribuídas aos moradores do Distrito Federal (DF), e afirmou que novos projetos estão sendo programados.

 

"Agora nós já estamos trabalhando o segundo evento, que vai ser na ceagesp em São Paulo, no mês de novembro", afirmou.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia