Rul
Notícia publicada em 15/08/2018 às 10:40 | Agricultura
Semana do Cacau movimenta Ouro Preto do Oeste a partir desta quarta-feira
O evento é realizado entre os dias 22 a 24 deste mês

 

 

O técnico da CEPLAC há mais de 30 anos Antônio Deusemínio, visita uma lavoura de Cacau em Nova União

*Por Rul.com.br

 

A estância Turística Ouro Preto do Oeste é considerada o berço do Cacau em Rondônia.

 

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) se instalou em Ouro Preto em 1971, trazendo para Rondônia a geração de tecnologia e desenvolvimento nas lavouras de Cacau no estado.

 

A cidade recebe na Praça da Liberdade a partir desta quarta-feira a Semana do Cacau. O evento se estende até sexta-feira (24) e tem como tema: “Manejo Integrado do Cacaueiro e verticalização da produção”.

 

Leia também 

Semana do Cacau é um grande sucesso em Ouro Preto do Oeste

 

Entre as atividades, o evento contará com Praça de Alimentação, Caminhada Trilha do Cacau, concurso de pratos exóticos com produtos de cacau, concurso de quebra de cacau, palestras, entre outras atividades.

 

PROGRAMAÇÃO 

*Nesta quarta-feira (22) às 19h30 será realizada uma palestra no Teatro Municipal localizado na Praça da Liberdade. A palestra será ministrada por uma indústria da Suíça que compra grande parte da produção de Cacau do Estado.  

*Nesta quinta-feira (23) às 19h30 o evento contará com uma Praça de Alimentação com produtos derivados do Cacau.   

*Na sexta-feira (24), data que marca o encerramento do evento, acontece a QUEBRA DO CACAU, onde cada produtor irá quebrar uma média de 100 frutos. 

 

A representante da Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (SETUR), Maria Geralda, convida a população do estado a prestigiar o evento em Ouro Preto do Oeste.

 

"A semana do cacau será muito importante para divulgar a cultura do cacau e a sua riqueza. A SETUR está apoiando mais esse evento ", destacou.  

 

O técnico da CEPLAC há mais de 30 anos Antônio Deusemínio, fala sobre o evento.

 

Rondônia  pode ser um grande produtor de CACAU, chocolates e seus derivados. A SEMANA DO CACAU vem ao encontro desses anseios de toda comunidade cacaueira no Estado. O projeto visa a capacitação técnica de diversos atores, e principalmente  trazer à  população  os produtos e subprodutos que podem ser viabilizados  através desse cultivo. Outro fator importante nesse processo  é  a questão  ambiental. Os projetos de implantação  de CACAU em Sistemas Agroflorestais respondem às  necessidades de adequação  ambiental, conforme o novo código  Florestal  em vigor. Enfim, uma oportunidade SUSTENTÁVEL PARA TODOS. Unindo o sabor ao compromisso ambiental de toda sociedade, destacou Antônio Deusemínio.

 

ATUALIZAÇÕES

 

Visando divulgar a Semana do Cacau, a Rede Amazônica entrevistou nesta terça-feira o produtor de Nova União André Luiz Vicente, que possui uma propriedade no município. A reportagem será transmitida no programa Rondônia Rural. 

 

A SIC TV realizou na manhã desta quarta-feira uma reportagem na plantação de Cacau do seu Joel localizada a apenas 1 Km do perimetro urbano de Ouro Preto do Oeste. 

 


Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia