Rul
Notícia publicada em 30/05/2018 às 14:57 | Notícias
Deputado Airton participa da entrega de caminhonete para a Associação em Ji-Paraná

 

 

Deputado Estadual Airton Gurgacz (PDT), participou da entrega de uma caminhonete Hilux para a Associação ji-paranaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira Abadá - AJ-DACÁ. A solenidade de entrega aconteceu na sede da instituição, localizada no bairro São Cristóvão, do segundo distrito de Ji-Paraná, com a participação de alunos do Projeto desenvolvido pela Associação e representantes da Secretaria de Municipal de Assistência Social - SEMAS e da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social - SEAS.

A AJ-DACA é adepta à filosofia da ABADÁ-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira), que busca “a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando a Capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras coisas, a profissionalização da capoeira, procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência”.
Em maio de 2011 a Associação Ji-paranaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira Abadá, fundada em 1990, foi declarada de utilidade pública pela Lei N.º 2458, sancionada pelo Governo do Estado de Rondônia, devido aos seus serviços prestados à sociedade, fundamentados nos ideais de “contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal”, também encontrado na Filosofia da ABADÁ-Capoeira.

O Projeto Capoeira na Comunidade, desenvolvido pela AJ-DACÁ, atende, anualmente, mais de 400 pessoas de todas as idades, priorizando crianças e adolescentes.
As aulas são ministradas por 10 Professores voluntários em diversos pontos do Município de Ji-Paraná, entre eles a Comunidade Nossa Senhora Aparecida e o Projeto Roda Moinho. Segundo o Presidente da Associação, Ronildo Farias, essa contribuição do Deputado Airton Gurgacz através da emenda parlamentar que possibilitou a aquisição do veículo transformará o trabalho, que já é realizado com muita dedicação, em algo muito mais eficaz, considerando que, antes disso, todo o transporte do material necessário para as aulas fora da Sede da AJ-DACÁ era feito de motocicleta, impondo uma dificuldade logística à realização do trabalho.

O Deputado Airton Gurgacz disse que “precisamos valorizar sempre o trabalho das entidades que têm o olhar voltado às questões sociais e educacionais, e tomar como missão o apoio a quem se dedica ao desenvolvimento de projetos voltados à criança e ao adolescente”.

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia