Rul
Notícia publicada em 27/03/2018 às 13:45 | Educação
Prefeitura entrega laboratórios de informática para as escolas municipais

 

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação - Semed está implementando laboratórios de informática em 12 escolas da Rede Municipal de Ensino. Foram adquiridos 155 conjuntos de aparelhos (CPU, monitor, teclado e mouse) com recursos próprios na ordem de R$ 400 mil.

 

A primeira escola a receber as novas máquinas na manhã desta terça-feira, 27, foi a Escola Professor Almir Zandonadi, localizada no bairro Novo Horizonte, 1º Distrito de Ji-Paraná. A unidade de ensino atende pelo menos 195 crianças, sendo que mais da metade delas na modalidade de ensino em tempo integral. O prefeito Jesualdo Pires e a secretária de Educação Leiva Custódio Pereira estiveram em visita à escola acompanhados por membros da Associação de Pais e Professores – APP e de vereadores.

 

A exemplo de outras escolas municipais, o laboratório de informática da Almir Zandonadi foi montado a partir de um programa do Ministério da Educação – MEC denominado de ProInfo Integrado, que forneceu às escolas públicas de todo o País computadores, internet e capacitação aos profissionais que trabalhariam nos laboratórios de informática. Acontece que os equipamentos do ProInfo chegaram às escolas em 2007, ou seja, há pelo menos 10 anos, e de lá para cá foram ficando obsoletos, dada a velocidade com que novos hardwares (equipamentos) e softwares (programas) são lançados no mercado quase que diariamente.

 

As escolas do Município que serão contempladas com os novos equipamentos são todas de Ensino Fundamental, seguindo o critério de prioridade para as unidades que já possuem o laboratório de informática montado e com internet. Das 12 escolas que estão recebendo os computadores, quatro são da área rural. O número de máquinas que cada escola receberá, entre 8 e 15, também depende do número de alunos das unidades.

 

“Durante anos não se investia em computadores para os laboratórios de informática. E a gente sabe o quanto é importante para estas crianças para poderem acompanhar a evolução da tecnologia. Mesmo nesse momento de crise ter um prefeito que acredita, que invista uma boa soma em computadores é excelente. Só quem vivencia a educação na escola, na sala de aula sabe o quanto que isso é importante para nossos alunos”, lembrou a secretária Leiva, ao afirmar que outros espaços serão preparados nas outras escolas da Rede Municipal de Ensino para a implantação de laboratórios de informática.

 

Já o Prefeito agradeceu a todos os presentes, em especial às homenagens de duas alunas do 5º ano da Almir Zandonadi, a Rayssa Jardinete Santos e a Bárbara Nicolly Ferreira dos Anjos, que emocionaram a todos ao citarem o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico O Pequeno Príncipe, pedindo que “nunca deixem de olhar por eles (os alunos) e que continuem fazendo tudo o que têm feito pela escola”, pois, nos tornamos “eternamente responsáveis por aqueles que cativamos”.

 

“Vocês podem ter certeza de que tudo que nós fazemos na cidade, nas escolas é em prol principalmente de vocês, crianças, jovens, pois vocês são nosso futuro. E quando falo nós estou me referindo não só aos nossos colaboradores da Administração, mas também aos nossos vereadores, pois sem eles, sem o apoio que temos tido desde o início de nossa jornada à frente da Prefeitura nada disso teria sido possível”, concluiu Jesualdo.

 

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia