Rul
Notícia publicada em 07/03/2018 às 21:32 | Notícias
Diocese de Ji-Paraná emite nota sobre destituição de padre
O caso há cinco dias repercute intensamente no município

 

 

Dom Bruno Pedron, bispo diocesano de Ji-Paraná, assina nota oficial da Diocese, sobre o caso da destituição do pároco, Pe. Wanderson Ferreira.

*Por Etiene Gonçalves
Do SGC

 

Cinco dias após a destituição de um padre na Paróquia São Sebastião, a Diocese de Ji-Paraná, divulgou uma nota às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e à imprensa se posicionando sobre o caso. O documento oficial assinado pelo bispo diocesano, Dom Bruno Pedron, sbd, oferece esclarecimentos sobre a destituição do Pe. Wanderson da Silva Ferreira do serviço de pároco.

 

De acordo com o texto, as decisões tomadas para Diocese sobre a destituição cumpriu “fielmente com o disposto no Código de Direto Canônico”.

 

Em outro ponto, a declaração, que foi redigida após entendimento entre a Assessoria Jurídica, o Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos e o Conselho Presbiterial Diocesano, informa que “em nenhum momento foram retirados do Padre seus direitos civis e religiosos, continuando o mesmo como ‘Padre Religioso’, membro do ‘Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria’, prova que o mesmo celebrou a Eucaristia validamente no domingo, dia 04 de março e abençoou os fiéis que o acompanharam ao aeroporto, na terça, dia 07”.

 

A nota foi encerrada afirmando que a Diocese “tem respeito a todas as manifestações acontecidas”. Esta referência acontece em lembrança ao “manifesto pacífico” feito por fiéis da Paróquia São Sebastião, na última sexta-feira (2), quando o então pároco havia sido comunicado da sua destituição. Outro fato marcante ocorreu ontem (6), durante uma passeata por diversas ruas da cidade, em despedida e com homenagens (cartazes) de várias pessoas que saíram da sede da Paróquia, no bairro Jardim dos Migrantes seguindo até o aeroporto José Coleto, onde agradeciam o padre Wanderson pelas ações desenvolvidas como líder paroquial.


 


 

REPERCUSSÃO


A nota enviada pelo bispo diocesano, Dom Bruno Pedron, sbd, foi recebida com indignação e revolta. Em nome da Comissão Laical da Paróquia São Sebastião, Antônio Marcos Gross, declarou na comunidade “Os Fiéis Clamam A Sua Permanência“, criada numa rede social que: “Tínhamos certeza de que não teria a hombridade e a humildade do Bom Pastor para reconhecer diante do Povo Ferido da Paróquia São Sebastião e todos aqueles e aquelas de Boa Fé que manifestaram o desejo e o clamor do esclarecimento…”.

 

NOVO PÁROCO


Nesta quarta-feira (7), no ofício circular Nº 2018/2018, dom Bruno Pedron, informa aos paroquianos que o novo líder da paróquia, empossado como pároco é o Padre Martson Adriano de Oliveira Melo, membro do Clero Diocesano. O documento diz ainda que haverá uma comunicação direta de Martson Adriano para que se inicie os procedimentos de posse.


O líder da Comissão Laical, Antônio Marcos Gross, também se pronunciou sobre a nomeação do novo pároco, onde falou da necessidade de acolhida e com gesto amoroso, na fanpage da Paróquia, em rede social. “Saibamos reconhecer no padre o seu gesto de generosidade em vir nos servir, que possamos viver na serenidade essa mudança e tenhamos a sabedoria de conduzirmos a nossa caminhada. (…). Deus o abençoe e o conduza para possa conseguir amenizar a dor do nosso Povo”.

Patrocinadores do Portal Rul

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia