Rul
Notícia publicada em 08/11/2017 às 15:30 | Notícias
Temas debatidos na sessão da Câmara de Ji-Paraná nesta terça-feira (07)

 

 

Sessão Ordinária

A 35ª Sessão Ordinária de terça-feira, 7 de novembro de 2017, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Affonso Cândido (DEM), com os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT).  Na sessão, foram aprovados projetos de lei, requerimentos e debatidos temas de interesse da comunidade ji-paranaense em diversas áreas.

 

Reforma Luterana

O presidente Affonso Cândido (DEM) convidou o pastor Paulo Rosa, representando o reitor do Ceulji/Ulbra, para participar da 35ª sessão ordinária de terça-feira (7) para falar dos 500 anos da Reforma Luterana, comemorados no dia 31 de outubro de 2017.

 

Iniciação Esportiva

A secretária municipal de Esportes e Turismo, Seloi Totti, também foi convidada pelo presidente Affonso Cândido para se pronunciar da tribuna da CMJP sobre o programa de iniciação esportiva que está sendo desenvolvido em vários bairros da cidade, bem com as competições e atividades em diversas modalidades em andamento.   

 

Silvia Cristina (PDT)

Mamógrafo - Ao se pronunciar da tribuna da CMJP, a vereadora Silvia Cristina tratou da vinda de mais um mamógrafo, na quarta-feira (1º), na cidade de Ji-Paraná para realizar exames para detecção do câncer de mama em uma ação do Hospital do Câncer de Barretos. De acordo com a vereadora, o equipamento será instalado nesta semana para em conjunto com a UBS Ceci Cunha e unidade móvel de prevenção do câncer, concluir o trabalho chamado de rastreamento do câncer de mama em Ji-Paraná e toda a região central do estado de Rondônia.

 

Banco de Leite

A vereadora pedetista também anunciou que está na conta da Prefeitura de Ji-Paraná a quantia de R$ 147 mil para aquisição de equipamentos para instalar um Banco de Leite materno no Hospital Claudionor do Couto Roriz com recursos obtidos pelo senador Acir Gurgacz (PDT) do Ministério da Saúde. De acordo com Silvia Cristina, proposta do Banco de Leite é de 2014 e que agora está sendo concretizada. No estado de Rondônia, apenas da cidade de Porto Velho possui um banco de leite materno para atender crianças de mães que não conseguem amamentar.

 

Lorenil Gomes (PTB)

Caerd - Mais uma vez a renovação do contrato de concessão para o tratamento de distribuição de água na cidade de Ji-Paraná foi tema do pronunciamento do vereador Lorenil Gomes. Segundo ele, os serviços da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) estão a quem da população e que a empresa não tem cumprido com as obrigações com a população ji-paranaense.

 

 

 

Não à Caerd

De acordo com Lorenil Gomes, é preciso “dizer não à Caerd” por se tratar de uma companhia que não quitar as dívidas com a Agerji (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná) e que os funcionários estão em greve por melhores salários. “Basta de incompetência da Caerd”, concluiu a fala.

 

Requerimentos

O vereador Lorenil Gomes (PTB) apresentou e a Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou os requerimentos solicitando reforma de bueiro na rua Antonio Adriano, entre as ruas Oscarina Marques e Menezes Filho, bairro Urupá e a colocação de bueiro na rua Tenente Brasil, entre avenida Ji-Paraná e Igarapé 2 de Abril, bairro Urupá.

 

Jhony Paixão (PRB)

Central de Interprete O vereador Jhony Paixão (PRB) discursou sobre a necessidade de se implantar uma central de interprete para atender os deficientes auditivos nos órgãos da administração pública municipal. O atendimento, segundo o parlamentar, será feito por chamada de vídeo (via internet) a uma central em que o interprete vai se comunicar com paciente pela linguagem de libras (Língua Brasileira de Sinais) e depois repassar as informações aos responsáveis pelo setor para que o atendimento seja concluído.   

 

Requerimentos

O vereador Jhony Paixão (PRB) apresentou requerimentos, aprovados pelo plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná, solicitando reposição de lâmpadas no poste na avenida Holanda, em frente ao n.º 990, bairro São Cristóvão; o patrolamento e cascalhamento na rua Bahia, em toda sua extensão no bairro Boa Esperança; patrolamento e cascalhamento da rua Monteiro Lobato, em toda sua extensão no bairro Boa Esperança; patrolamento e cascalhamento na rua Rio Grande do Sul, em toda sua extensão no bairro Boa Esperança; patrolamento e cascalhamento na rua El Salvador, em toda sua extensão no bairro Boa Esperança; limpeza e conservação na rua Plácido de Castro ao lado da Escola Estadual Beatriz Ferreira da Silva no bairro Primavera.

 

Ademilson Procópio (PTB)

Requerimentos - Os requerimentos de autoria do Vereador Ademilson Procópio Anastácio solicitando a sinalização da rua Elias Cardoso Balau, entre as ruas Vitória Régia e rua Francisco B. Lopes no bairro Jardim Aurélio Bernardi; o aterramento das cabeceiras da ponte sobre o rio Boa Vista, na Linha 16, zona rural no município de Ji-Paraná; regularização dos terrenos do Distrito Industrial, km 7,  saída para Porto Velho no município de Ji-Paraná; operação tapa-buracos da malha asfáltica na esquina da rua Rio Jaru com rua Mato Grosso no bairro Dom Bosco, foram aprovados por unanimidade pela CMJP.  

 

Welinton Fonseca (PR)

Requerimentos - A solicitação de patrolamento e cascalhamento da rua Garças, entre rua Cedro e rua Uirapuru no bairro JK; a recuperação da malha asfáltica da rua Teresina em toda sua extensão; patrolamento e cascalhamento da rua Governador Jorge Teixeira, entre rua João Batista Neto e rua Aurélio Bernardi; a instalação de uma caixa d’água no CEDEL no bairro BNH, constam dos requerimentos de autoria do vereador Welinton Fonseca (PR) aprovados na sessão de terça-feira pelo plenário da Câmara de Ji-Paraná.  

 

Izaias Arnica (PSB)

Requerimentos - A implantação de uma rede de esgoto na rua Luiz Muzambinho (T-6), esquina com a rua Amapá no bairro São Francisco; a recuperação da rua São Paulo, a partir da rua Paulo Freire (T-29) até o fim do bairro Nossa Senhora de Fátima e a instalação de quebra-molas e iluminação na avenida Brasil, a partir da rua Padre Roman Klinkoswski (T-30) até o Aeroporto José Coleto, foram solicitadas por requerimentos pelo vereador Izaias Arnica (PSB) e aprovados por unanimidade pela CMJP.

 

Edilson Vieira (PMDB)

POC Itinerante O vereador Edilson Vieira foi à tribuna da CMJP para mais uma vez elogiar a vinda POC (Policlinica Oswaldo Cruz) Itinerante realizada em Ji-Paraná de 27 a 29 de novembro na Escola Estadual Jovem Vilela, que reuniu 50 profissionais da saúde em várias especialidades para atender pacientes de 17 municípios da região central.

 

Déficit da Saúde

Edilson Vieira lembrou do interesse do governador Confúcio Moura em diminuir o déficit da saúde com as ações da POC e da parceria com o prefeito Jesualdo Pires em receber os especialistas médicos por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o vereador, mais POCs devem ser realizadas no município no próximo ano.  


Requerimentos

A Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou os requerimentos de autoria do vereador Edílson Vieira (PMDB) solicitando a recuperação da pavimentação de blocos da rua JK, bairro Casa Preta, trecho entre rua Hermínio Victorelli e avenida Menezes Filho; pavimentação e sinalização da rua Aripuanã no bairro Dom Bosco; pavimentação da rua Rio Guaporé, em toda sua extensão no bairro Dom Bosco e a pavimentação asfáltica na rua Rio Jaru, entre a avenida Mato Grosso e avenida 6 de Maio, bairro Dom Bosco.

 

Cláudia de Jesus (PT)

Mudas de Café - A doação de 100 mil mudas de café para agricultores da cidade de Ji-Paraná foi comemorada pela vereadora Cláudia de Jesus (PT). Em seu pronunciamento, ela agradeceu a decisão do governador Confúcio Moura em favor dos produtores rurais. Ela acredita que com a iniciativa do governo de Rondônia, a cultura do café possa ser retomada nas propriedades rurais do município.

 

Feirão do Produtor

A vereadora ainda previu que até fevereiro de 2018, as obras de ampliação do Feirão do Produtor Rural estejam concluídas. Ela também agradeceu ao senador Acir Gurgacz (PDT) pelo empenho em liberar recursos da emenda destinada pelo ex-deputado federal, Anselmo de Jesus (pai da vereadora) para reforma do prédio.

 

Requerimentos

A vereadora Cláudia de Jesus requereu e a CMJP aprovou as solicitações de uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para concluir os trabalhos iniciados na Linha 98, Setor Riachuelo, como a recuperação de pontes, bueiros e cascalhamento da linha em toda sua extensão; reposição de luminárias na rua Hermínio Victorelli, com início na rua Rio Mamoré, bairro Bela Vista e a urgente construção de um poço artesiano na Escola Municipal Pérola, Linha 98, Setor Riachuelo.

 

Projeto aprovados em segunda votação

- Projeto de Lei nº 3688/2017 (2759 de origem) que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências.

 

Projetos aprovados em primeira discussão e votação

- Projeto de Lei nº 3676/2017 (2748 de origem) que “Dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº 2646, de 16 de maio de 2014, Programa Estadual “Título Já”.

 

- Projeto de Lei nº3681/2017 (2752 de origem) que “Introduz modificações na Lei Municipal nº 3088 de 14 de julho de 2017, e dá outras providências”.

 

- Projeto de Lei nº 3684/2017 (2755 de origem) que “Dispõe sobre a criação de cargo de provimento efetivo de Monitor de Transporte Escolar, introduzindo modificações na Lei Municipal nº 713 de 26 de dezembro de 1995, e dá outras providências.

 

- Projeto de Lei nº 3687/2017 (2558 de origem) que “Dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº 2346/2012 (Planta de Valores Imobiliários de Ji-Paraná, estabelecendo os critérios para o exercício de 2018, e dá outras providências.

 

- Projeto de Lei nº 3679/2017 que “Dispõe sobre a denominação da praça do Setor Industrial no Distrito Industrial de Ji-Paraná.

 

Em cumprimento às disposições previstas no Art. 160 § 1º do RI


- Projeto de Lei nº 3669/2017 (2743 de origem), que “Estima a receita e fixa a despesa do município de Ji-Paraná para o exercício financeiro de 2018”.

 

- Projeto de Lei nº 3670/2017 (2744 de origem), que “Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021, e dá outras providências”.

 

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia