Rul
Notícia publicada em 08/06/2017 às 13:58 | Trânsito
Diretor do Denatran elogia Planejamento e fiscalização do trânsito de Ji-Paraná
Em Rondônia apenas oito municípios municipalizaram o trânsito

 

 

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi, participou hoje (08), na sala de reuniões da Prefeitura de Ji-Paraná, de um encontro com os gestores de trânsito de vários municípios do interior de Rondônia.  Ele foi recebido pelo vice-prefeito Marcito Pinto (PDT), e gestores da Autarquia Municipal de trânsito de Ji-Paraná, bem como administradores de outras cidades.

 

O objetivo da reunião foi discutir os detalhes sobre a proposta de municipalização do trânsito em todos os municípios do Estado. Elmer Vicenzi citou Ji-Paraná como um bom exemplo a ser seguido pelos gestores municipais que ainda não assumiram a responsabilidade pelo planejamento, fiscalização e educação do trânsito local.

 

“Ji-Paraná é um incentivo para que outras cidades de Rondônia façam a implantação de uma estrutura própria. Em Rondônia apenas oito municípios municipalizaram o trânsito, como previsto no Código de Trânsito Brasileiro. E Ji-Paraná saiu na frente, pois criou a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), em 2001 e está avançando cada vez para tornar o trânsito local mais seguro”, explicou o diretor do Denatran.

 

O vice-prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, parabenizou a iniciativa do diretor do Denatran em visitar os municípios para entender as diferentes realidades. ”Essa visita é muito importante para que consigamos mostrar o que está acontecendo nas cidades, as nossas dificuldades, sobre como o Departamento Nacional de trânsito pode nos dar mais suporte para que de fato avancemos na gestão de trânsito e consigamos diminuir os acidentes de trânsito”, disse Marcito Pinto.

 

Participaram da reunião gestores de trânsito dos municípios de Ouro Preto, Espigão do Oeste, Rolim de Moura e Jaru. Todos receberam informações técnicas de como ampliar ou implantar os órgãos locais de trânsito. Cabe as prefeituras tornarem-se responsáveis pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.

 

O diretor de trânsito de Espigão do Oeste, Agostinho Gonçalves Lara, disse que os vereadores do município já aprovaram a lei da municipalização e agora o município está no processo de implantação. “É muito importante que façamos isso. Atualmente as ações de trânsito ficam sob responsabilidade dos órgãos estaduais, como a Polícia Militar. Com a implantação de um órgão próprio poderemos gerir nossos próprios recursos e realizar melhorias no trânsito local”, falou Agostinho Lara.

 

Prêmio de incentivo – O diretor do Denatran, Elmer Coelho Vicenzi, também divulgou durante a visita à Ji-Paraná o Prêmio Denatran, que distribui prêmios em dinheiro para a população com o intuito de promover as boas atitudes e um trânsito seguro. As premiações do concurso variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil, divididos em 12 categorias. As inscrições para o Prêmio estarão disponíveis a partir do dia 20 de junho. O edital com as categorias do concurso e as instruções para a participação estão disponíveis no site do Denatran, no link: http://www.denatran.gov.br/premio/premio.htm.

 

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia