Rul
Notícia publicada em 07/02/2017 às 14:32 | Cotidiano
Patriarca da família Calandrelli comemora aniversário de 90 anos
Familiares e convidados se emocionam com a história da família

 

 

Grande parte dos 61 netos e bisnetos juntamente com o patriarca Antônio Calandrelli

*Por Rul.com.br

 

Uma noite inesquecível para a família Calandrelli marcou a festa de aniversário do patriarca Antônio que completou 90 anos de idade.

 

A festa aconteceu na última sexta-feira (3), na Igreja Presbiteriana Renovada de Nova União, município localizado a 84 quilômetros de Ji-Paraná.

 

O memorável evento reuniu os 12 filhos de Antônio, 29 netos e 32 bisnetos. Muitos amigos da família prestigiaram a festa.

 

Uma homenagem para a esposa de Antônio, Aparecida Fascina Calandrelli, matriarca da família que morreu em 2008 em Nova União, levou muitas pessoas as lágrimas.

 

Assista abaixo reportagem da Rede TV Rondônia sobre a festa

 

 

Paraná


Todos os 12 filhos de Antônio nasceram no norte do Paraná, na região de Goioerê onde a família trabalhava no campo e tinha como atividade a agricultura familiar. Em 1975 Antônio ajudou a fundar a Igreja Presbiteriana Renovada. Hoje a igreja evangélica possui em todo o Brasil mais de 150 mil membros.

Rondônia


Em 1976 a família se muda para o promissor estado de Rondônia. A primeira parada foi em Ji-Paraná e em 1978 os Calandrellis vão desbravar as terras de Nova União. No mesmo ano, Antônio Calandrelli e sua esposa fundam a igreja Presbiteriana Renovada, hoje pastoriada pelo seu filho Moysés Calandrelli. Atualmente o município de Nova União possui cerca de 8 mil habitantes.

 

Emoção


Na festa, muitos familiares e convidados se emocionaram com a história da família de descendentes italianos.

 

A história foi pesquisada durante muito tempo por um dos sobrinhos de Antônio que mora em Ribeirão Preto-SP, Clair Calandrelli. O jornalista de Ji-Paraná Hudson Calandrelli, neto de Antônio, realizou na festa de aniversário 90 anos a emocionante apresentação da história da família que iniciou em 1877, ou seja, há 140 anos no sul da Itália

 

A história da família Calandrelli no Brasil


Antônio Calandrelli nasceu em Sertãozinho-SP no dia 30/01/1927. Ele é filho de italianos da região Nápoles no sul da Itália.

 

O seu pai Giovanni Calandrelli (foto ao lado), nasceu em 1877 em Sassano no Sul da Itália, se mudou para Chicago nos EUA em 1903 juntamente com a sua esposa Arcangela Mieli na época com 20 anos e a primeira filha Antônia, uma italianinha de apenas 5 meses de idade.

 

Eles moraram nos EUA durante 12 anos onde tiveram mais três filhos. Após esse período, a família Calandrelli se mudou para a Argentina, onde Giovanni não teria gostado da hospitalidade dos Hermanos morando por lá durante um pequeno período de 3 ou 4 meses.

 

No dia 20/07/1915 a família Calandrelli desembarca em São Paulo no Brasil onde Giovanni e Arcangela tiveram mais cinco filhos, entre eles o caçula Antônio Calandrelli.

 

O pai de Antônio, Giovanni Calandrelli morreu em 1959 em um pequeno patrimônio chamado Barreirão do Oeste no Estado do Paraná, hoje um município chamado Nova Esperança.

 

*Antônio Calandrelli hoje com 90 anos, é último Calandrelli da primeira geração da família vivo no Brasil. 

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia