Rul
Notícia publicada em 03/01/2017 às 10:00 | Política
Affonso Cândido é o novo presidente da Câmara de Ji-Paraná
O jovem vereador disse que irá representar com dignidade os 150 mil ji-paranaenses

 

 

Affonso Cândido na sessão de posse dos vereadores realizada na tarde de domingo (1)

 

Tomaram posse neste domingo (1º), para quatro anos de mandato, o prefeito reeleito Jesualdo Pires (PSB), o vice Marcito Pinto (PDT) e 17 vereadores que venceram as eleições de outubro de 2016 em Ji-Paraná. A sessão solene da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) aconteceu no auditório da Igreja Assembleia de Deus.

De acordo com a Constituição de 1988, os prefeitos, os vice-prefeitos e vereadores eleitos para uma nova legislatura, tomam posse em sessão solene no primeiro dia de janeiro do ano subsequente à realização da eleição.

Novo presidente 

Na cerimônia política, o jovem vereador Affonso Cândido, 26 anos, foi eleito o novo presidente da câmara para presidir a Casa de Leis nos próximos dois anos. 

Em sua conta no Facebook Affonso fez um agradecimento e falou sobre o novo desafio. "Receber as chaves da Câmara Municipal de Ji-Paraná do meu amigo de desafios políticos, Nilton Cezar Rios, foi um ato simbólico carregado de responsabilidades, mas também de muita certeza, coragem e determinação em enfrentá-las. Recebi a benção de Deus de ser presidente para o biênio 2017/18, espero corresponder à confiança daqueles que me elegeram e representar com dignidade os 150 mil ji-paranaenses. Que Deus nos abençoe e nos proteja", postou o vereador. 

A sessão

A sessão solene foi presidida pela vereadora Silvia Cristina (PDT), por ter sido a mais votada na eleição de outubro de 2016 (1975 votos) e secretariada pelo vereador Affonso Antônio Cândido (DEM). A primeira solenidade de posse da CMJP ocorreu em 1º de fevereiro de 1983.

Depois de o prefeito, vice e vereadores assinarem o termo posse, apresentar declaração de bens e fazer o juramento, foi instalada a 9ª Legislatura e iniciada a primeira sessão legislativa de 2017 para eleição da Mesa Diretora formada por sete membros (um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários).

Pela primeira vez, em 34 anos, foi realizada a eleição de duas mesas diretoras em uma mesma sessão legislativa para os dois biênicos da legislatura. As mesas foram eleitas pela maioria absoluta dos votos dos vereadores.

Biênio 2017/2018

Presidente, Affonso Antônio Cândido (DEM); 1º vice-presidente, Joaquim Teixeira dos Santos (PMDB); 2º vice-presidente, Joziel Carlos de Brito (PMDB), 1ª secretária, Silvia Cristina Amâncio Chagas (PDT); 2º secretário, Edilson Alves Vieira (PMDB); 3ª secretária, Cláudia de Jesus (PT); 4º secretário: Du Galdino (PSDB).

Biênio 2019/2020

Presidente, Lorenil Gomes da Silva (PTB); 1º vice-presidente, Marcelo José de Lemos (PSD); 2º vice-presidente, Edilson Alves Vieira (PMDB), 1ª secretária, Ida Fernandes (PV); 2º secretário, Wellinton Fonseca (PR); 3º secretário, Jhony Paixão (PRB); 4º secretário: Ademilson Procópio ( PTB).

Durante a sessão legislativa, o ex-presidente, Nilton Cezar Rios (PSB) fez a entrega simbólica de uma guia de transferência da CMJP, no valor R$ 353.918,41, ao prefeito Jesualdo Pires para compra de medicamentos para o Hospital Municipal Claudionor Roriz e unidades básicas de saúde.

A solenidade foi acompanhada por cerca de 800 convidados e teve as presenças do governador em exercício de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), da deputada federal Marinha Raupp (PMDB), dos deputados estaduais Laerte Gomes (PSDB) e Airton Gurgacz (PDT), e do juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Armando Reigota Filho.

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia