Rul
Notícia publicada em 16/11/2016 às 12:56 | Esporte
Rondônia é ouro no judô nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa
A judoca de Cacoal irá representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos na Colômbia

 

 

Judoca Amanda Arraes conquista o Ouro em João Pessoa

Por Paulo Sérgio 

 

É de ouro a primeira medalha conquistada por Rondônia nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), etapa nacional Juvenil (15 a 17 anos), em João Pessoa (PB). Esse pódio classificou a judoca Amanda Arraes para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, em dezembro, na Colômbia. Competição segue na Paraíba até o próximo dia 19 com as modalidades coletivas.

 

“Estou muito feliz. Muito realizada. Preparem a bandeira porque ano que vem vou subir no pódio de novo”, disse a atleta, da categoria ligeiro (menos de 44 quilos), fazendo referência aos dois anos que ainda tem para representar Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude.

 

Para subir no alto do pódio, Amanda Arraes enfrentou adversárias de Alagoas, na classificação; do Mato Grosso do Sul, nas oitavas de final; do Rio Grande do Sul, nas quartas de final; e de Pernambuco, na fase semifinal. A final Amanda Arraes venceu a representante do Pará, Ana Pinto.

 

Amanda Arraes pratica judô há seis anos e já carrega na bagagem outras medalhas. “É uma menina de ouro mesmo”, comemorou o técnico professor Nunes, elencando as vitórias da atleta com as medalhas de bronze na fase nacional infantil (12 a 14 anos), consecutivamente em 2014 e 2015 nos jogos em Londrina (PR). “Na estreia dela nos Jogos Escolares, em 2013, ela ficou em 5°lugar”, lembrou o técnico.

 

A atleta é filha de pais separados. A mãe é diarista e o padrasto está desempregado. O único irmão mora com o pai em outro estado. Ela é estudante da Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, de Cacoal. “As lutas não foram fáceis, mas consegui a vitória. Nunca pensei em desistir”, disse Amanda, depois de receber a medalha de ouro da judoca Rafaela Silva, na cerimônia de premiação ocorrida no Centro de Convivência dos Jogos Escolares.

 

As modalidades individuais encerraram participação nos Jogos Escolares no domingo (13). O Time Rondônia chegou perto de outras três medalhas, uma no salto em altura do atletismo e outras duas na natação. “Participamos de três finais e ficamos com dois quartos lugares”, declarou o técnico da natação professor Paulo Siqueira.

 

No ciclismo o melhor resultado ficou no masculino com a sétima colocação no geral. “Notamos que os equipamentos dos adversários são bem superiores aos nossos, mas estamos satisfeitos com os resultados nos Jogos”, disse o técnico Fredson Martins, de Guajará-Mirim.

 

A ginástica rítmica subiu sete lugares no ranking nacional em João Pessoa. “Saímos do último lugar (23° em 2015) com apenas duas atletas. Em 2017, Rondônia sobre para a segunda divisão ocupando a sexta colocação geral”, informou a técnica Juscimara Campos.

 

Rondônia foi representada nas modalidades de atletismo, ciclismo, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, natação e vôlei de praia.


Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia