Rul
Notícia publicada em 12/05/2016 às 16:31 | Cultura
Paisagens culturais de Ji-Paraná serão evidenciadas
Programação será realizada no Museu das Comunicações

 

 

Em sintonia com 14ª Semana de Museus, que ocorre em todo o Brasil de 16 a 22 de maio, a Prefeitura de Ji-Paraná, por intermédio da Fundação Cultural, oferece à comunidade várias programações organizadas pela direção do Museu das Comunicações Marechal Rondon.

 

Com a intenção de reforçar o papel sociocultural desta entidade, serão realizadas uma exposição fotográfica, visitas guiadas à sede do museu e ações educativas em várias escolas estaduais da cidade.

 

Todas as iniciativas terão como foco o tema “Paisagens Culturais”, que norteará as discussões deste evento em nível nacional e que foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para as comemorações do Dia Internacional do Museu, em 18 de maio. “Paisagem cultural é todo espaço que não é natural e que passou por transformações a partir de mãos humanas, incluindo aí igrejas, casas histórias, prédios públicos, praças e outros locais urbanos. Estes lugares carregam também uma memória histórica que deve ser preservada”, explica Maricelma Chaves, diretora e educadora do Museu das Comunicações.

 

A exposição fotográfica ocorrerá de 16 de maio a 30 de junho na sede do museu, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Ela mostrará fotos de acervos familiares, além de imagens do acervo próprio museu. As visitas guiadas ocorrerão também de 16 de maio a 30 de junho, de segunda a sexta-feira e no mesmo horário.

 

Já a ação educativa “Museu na Escola”, por sua vez, acontecerá de 16 a 22 de maio, com uma exposição itinerante composta de baners seguindo a temática “As relações do homem e meio ambiente na formação da paisagem cultural local”. Segundo Maricelma, esta é a primeira vez que o museu vai às escolas. “Além de fotos históricas vamos levar muitos materiais indígenas e arqueológicos que temos em nosso acervo. A intenção é que os professores também incluam este assunto em suas aulas”, complementa a diretora.

 

A ação educativa vai acontecer nas seguintes datas e escolas:

 

= 17/05, na EEEFM  Janete Clair (períodos  matutino e vespertino)
= 18/05, na EEEFM  Escola Júlio Guerra (períodos matutino e vespertino)
= 19/05 na EEEFM  Rio Urupá  (Período: matutino e noite
= 20/05, na EEEFM  31 de Março  (Período: matutino) 
= 23/05, na EEEFM  J. K.  (Período: vespertino e noite)
= 24/05, na EEEFM  Marechal Rondon  (Período: matutino e vespertino)
= 25/05, na EEEFM  Cora Coralina   (Período: matutino e vespertino)

Publicidade

Publicidade
RUL

CONTATO
E-mail: contatorul@gmail.com
Fone Redação: (69) 3423-7618
Comercial: (69) 9288-9018 • 9945-5358

 

Netmidia